Um dos focos atuais da Toyota está na recuperação da sua aura desportiva e de uma imagem mais agressiva. Um dos exemplos na sua gama corrente é o GT86, desportivo compacto que foi desenvolvido com a Subaru e que marcou uma posição muito importante no seu segmento, tratando-se de uma visão quase única no mercado.

Renovado no ano passado, o GT86 continua a ser uma figura de proa da marca nipónica, mas será em breve acompanhado pelo Supra, modelo de maiores dimensões que está a ser desenvolvido em conjunto com a BMW.

Em declarações exclusivas ao Motor24, o engenheiro-chefe do GT86, mas também do novíssimo Supra, Tetsuya Tada deu algumas pistas sobre o que poderemos esperar da vertente mais desportiva da Toyota, a começar pelo GT86.

“No ano passado, o GT86 teve grandes mudanças. Penso que o mais importante para um desportivo deve ser uma atualização ano a ano e contínua e é isso que tentamos fazer com este carro. Para o seguinte, ainda não podemos dizer muito”, começou por referir, indicando, porém, que existem algumas alternativas para proceder ao desenvolvimento do seguinte.

“O atual modelo foi desenvolvido em conjunto com a Subaru e mantemos uma boa relação com a marca, mas há muitas hipóteses: temos a parceria com a BMW e também com a Mazda. O GT86 tem um conceito único no mercado dos desportivos e espero manter o mesmo conceito” afiançou.

Quanto a uma hipotética passagem para o universo dos motores sobrealimentados, Toda-San destacou que ainda é muito cedo, mas que “se fizesse uma versão turbo, iria guardá-la para um outro pacote. Há muitos rumores sobre a próxima geração do Supra. Pessoalmente, penso que esse carro tem de ser desenvolvido com um motor turbo. A geração anterior era icónica por ter um motor de seis cilindros em linha com um grande turbo”.

Sendo um modelo trabalhado em conjunto com a BMW, a questão das motorizações é ainda uma incógnita, podendo vir a ser fornecidas pela marca bávara ou feitas em ‘casa’ pela Toyota. Questionado sobre este assunto, Tada-San limitou-se a dizer que “as duas escolhas estão em aberto neste momento”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.