Com uma grande parte de modelos partilhados com a SEAT na sua gama, a CUPRA pretende ter cada vez mais modelos próprios e independentes daquela que foi, em tempos, a sua marca-mãe.

Com o Formentor a ser o seu primeiro modelo criado de raiz com vista à CUPRA, seguir-se-á em breve o novo Born, modelo 100% elétrico da marca catalã, que não terá uma versão da SEAT.

Em declarações ao site britânico Autocar, o responsável de operações da CUPRA no Reino Unido, Richard Harrison, explicou que a ideia de um modelo único criado de raiz para a marca, como foi o Formentor, ajudou nas vendas, pelo que o caminho a seguir tenderá a ser esse mesmo.

“Penso que ter produtos mais específicos no caminho para o futuro irá ajudar-nos a criar uma diferenciação entre as marcas”, é citado aquele responsável, lembrando que a CUPRA ainda é uma marca jovem e que “demora um pouco a estabelecer-nos de uma forma clara, mas são sinais muito encorajadores para a CUPRA”.

Um ponto que também favorece essa mesma diferenciação é o posicionamento em termos de preço, pelo que o Born, seguindo essa ideia, atendendo aos custos mais altos de produção de um elétrico neste momento, acabou por assentar melhor na CUPRA.

“Pelo custo de produção do Born com a tecnologia elétrica e o resto, faz sentido redesenhar um carro que se acomoda melhor em termos de posicionamento de preço e está mais em linha com os seus custos de produção”, termina.

Recorde-se que o Formentor, primeiro modelo da CUPRA criado especificamente, tem sido um sucesso de vendas a nível global, ajudando desde já a estabelecer a marca desportiva, sobretudo também com as variantes híbridas plug-in. No futuro, a marca terá ainda um novo SUV totalmente elétrico, o Tavascan, que deverá chegar em 2024.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.