A CUPRA revelou o seu modelo de estrada mais potente, o Formentor VZ5, que se caracteriza como a “expressão máxima dos desportivos de combustão interna”, com um motor de cinco cilindros – derivado da Audi – com uma potência máxima de 390 CV. A sua produção será limitada a apenas 7000 unidades, colocando-se no topo das opções da marca espanhola. Também o CUPRA Born, o primeiro elétrico da companhia, foi antecipado, propondo eletrificação desportiva com mais de 500 quilómetros de autonomia.

No evento de celebração do seu terceiro aniversário, no qual ficou detalhada também a estratégia da marca para o futuro, com um foco muito concreto na digitalização, a CUPRA mostrou dois dos seus novos modelos para 2021. Em destaque estiveram os Formentor VZ5 e o Born, duas faces de uma mesma moeda – a desportividade mais pura: de um lado a combustão, do outro elétrico.

A CUPRA apregoa a filosofia de emoção automóvel, numa era em que a funcionalidade parece ganhar preponderância sobre a paixão. Por esse mesmo motivo, a CUPRA mantém a aposta no seu lado emocional, com a ambição de “manter vivas as emoções da condução”, indo para lá do racional, criando automóveis que nem toda a gente adore, mas que muitos amem, como refere Wayne Griffiths, CEO da CUPRA.

A paixão dos cinco

O primeiro a ser revelado no evento especial foi o Formentor VZ5, que recorre ao mesmo conjunto mecânico da Audi, com 390 CV de potência e 480 Nm de binário, evocando performance pura e emoção. Trata-se de um bloco turbo a gasolina de 2.5 litros associado a uma caixa automática DSG de sete velocidades com modo sequencial de patilhas atrás do volante.

A aceleração dos zero aos 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima estará limitada a 250 km/h. Em matéria de chassis, esta versão do Formentor terá uma afinação específica, como a suspensão 10 mm mais rente ao solo, as jantes de 20 polegadas ou os travões de maiores dimensões Akebono com discos de 18 polegadas e maxilas de seis pistões.

Alguns elementos são produzidos em fibra de carbono, como o difusor traseiro ou o splitter dianteiro. Também a vertente da sonoridade foi trabalhada para oferecer uma experiência auditiva única na condução.

No interior, a marca detalha elementos únicos como os bancos de estilo bacquet e luzes indicadoras para mudança de velocidade. A marca detalha ainda que o Formentor VZ5 será limitado a 7000 unidades.

O silêncio das emoções

Por outro lado, inspirado num dos bairros icónicos de Barcelona, o Born irá inaugurar uma nova era para a marca, com uma autonomia superior a 500 quilómetros, envolta em roupagem desportiva e performance elétrica para se destacar no mercado dos elétricos.

Para assinalar a sua pegada mais ecológica, muitos elementos foram produzidos em plásticos reciclados, como os painéis das portas ou revestimentos interiores. De um ponto de vista de marca, vai melhorar a rentabilidade da empresa e aumentar o seu mix no segmento dos elétricos, além de baixar as emissões europeias de CO2.

Segundo a CUPRA, o Born vai permitir a entrada da marca em novos mercados globais e reforçar a sua presença nos atuais, além de prefigurar uma relação nova com os clientes, assente numa presença mais digital, de que é exemplo um novo programa de subscrição com utilização do veículo e de serviços associados.

O objetivo é mesmo o de acelerar a transformação para a eletrificação sem prejudicar o amor pelos automóveis. Nesse mesmo sentido, o trabalho prossegue para colocar na estrada o novo Tavascán, um SUV de maiores dimensões totalmente elétrico que dará continuidade à ‘missão’ de eletrificação numa nova era em termos de caminho a seguir.

Expansão de presença… para a televisão

Outra revelação deste evento foi a de parceria numa série de televisão para uma das plataformas digitais de subscrição de conteúdos, que terá por base o universo automóvel. A série ‘RPM’ (Revolutions Per Minute) será situada num futuro distópico em Barcelona, no ano de 2101, no qual as emoções são proibidas, mas com um grupo de renegados a procurar rebater as normas através dos automóveis, que servem de escape.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.