CUPRA Ateca: Nova ‘frente de batalha’ com 300 CV

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

Com um posicionamento que é praticamente único, o CUPRA Ateca é um SUV que marca uma nova era para a SEAT – embora deixe de o ser -, uma vez que serve de modelo de lançamento para a nova marca CUPRA. Com efeito, este Ateca inaugura uma ‘frente de batalha’: é único no seu segmento, até agora apenas reservado às marcas Premium.

Procurando combinar o divertimento ao volante e o sentido prático no dia-a-dia, o CUPRA Ateca não perde o lado de versatilidade que caracteriza o modelo de base, mas acrescenta-lhe uma muito aguerrida dose de emoção.

O motor 2.0 TSI do novo CUPRA Ateca debita 300 CV, contando com um novo Sistema de Filtro de Partículas Otto concebido para cumprir as mais recentes legislações sobre emissões poluentes. Este motor chega com um som mais poderoso e está associado à recém-desenvolvida caixa DSG de 7 velocidades, que foi desenvolvida para garantir passagens mais desportivas, com engrenagem mais rápida, mais suave e mais precisa. Alcança os 245 km/h de velocidade máxima e completa a aceleração de zero a 100 km/h em apenas 5,4 segundos.

O CUPRA Ateca recebe o sistema de transmissão 4Drive, o qual analisa em tempo real as condições da estrada, a velocidade do veículo, a rotação de cada roda, a posição do volante, e o estilo de condução ou o modo selecionado para pronta e progressivamente distribuir a potência no momento certo às rodas mais adequadas. O sistema 4Drive está otimizado para funcionar com todos os modos de condução: Normal, Sport, Individual, Snow, Off-Road e CUPRA. Quando selecionado o modo CUPRA no Drive Profile, os parâmetros de afinação técnica adotam um ajuste para garantir melhores prestações, agravando a sonoridade e tornando mais firme a suspensão adaptativa (Dynamic Chassis Control) para amortecimento mais desportivo.

“O CUPRA Ateca garante versatilidade como nenhuma outra marca. É um modelo único no seu segmento, com 300 CV, 4Drive e uma nova caixa de velocidades DSG com 7 velocidades. É o melhor exemplo de equilíbrio entre desportivo, emoção ao volante e facilidade de utilização quotidiana”, referiu na apresentação do novo carro e, simultaneamente, da nova marca, o vice-presidente executivo da SEAT para a Investigação e Desenvolvimento, Matthias Rabe, um entusiasta de desportivos e um dos que sempre se mostrou a favor da criação de tal versão.

Detalhes que fazem (toda a) diferença

Alinhando-se com a parte técnica, o visual tornou-se mais robusto, destacando-se, na frente, a nova grelha superior em formato ninho de abelha com o novo logo CUPRA no centro, as insígnias ‘CUPRA’ espalhadas pela carroçaria e os detalhes em preto brilhante como as barras do tejadilho, capas dos espelhos, molduras das janelas, frisos laterais, jantes, grelha dianteira e difusores, à frente e atrás, bem como no spoiler que emoldura o vidro traseiro. As pinças de travão a preto, o para-choques traseiro desportivo, as quatro ponteiras de escape no difusor traseiro e as jantes exclusivas de 19” com traços diamante contribuem para uma pose diferenciadora. Há seis cores exteriores de carroçaria: Azul Energy, Vermelho Velvet, Prata Brilliant, Cinzento Rodium, Preto Magic e Branco Nevada.

No interior, os painéis das portas são revestidos a Alcantara, com o logo CUPRA iluminado na placa de alumínio que se destaca na soleira da porta. Os bancos também são forrados em Alcantara preta com costuras a cinzento, e um efeito de fibra de carbono revestindo as laterais. Os pespontos a cinzento também estão presentes no volante forrado a pele e na alavanca da caixa de velocidades. Os pedais têm acabamento em alumínio, enquanto as saídas de ventilação da climatização e a consola central são revestidas a preto brilhante. O logo CUPRA também está presente no volante, nos tapetes, na chave e no sistema multimédia.

No equipamento de série do CUPRA Ateca incluem-se sistemas como o keyless entry e start, carregador sem fios, amplificador de sinal GSM, camara de visão 360º top view, ecrã tátil de 8” com sistema de navegação plus, controlo de chassis dinâmico (suspensão adaptativa), painel de instrumentos digital e park assist. Entre o equipamento opcional, o destaque vai para o Performance Pack, que inclui travões Brembo performance de 18”, em preto, o Pack Fibra de Carbono Exterior – spoiler traseiro e capas de espelhos retrovisores -, o Pack Fibra de Carbono Interior – tablier em fibra de carbono -, além de bancos em pele. Os bancos exclusivos CUPRA tipo bacquet ficarão disponíveis em meados de 2019.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.