‘VZ’ significa Veloz em espanhol, assumindo-se como a variante mais potente e dinâmica do Born até ao momento, beneficiando também de muitas melhorias noutras áreas do chassis, como na geometria do ajuste da suspensão, na direção e no tato de travagem, respondendo, de certa forma, aos pedidos e ‘feedback’ dos seus clientes.
Em termos motrizes, o CUPRA Born VZ debita agora 240 kW de potência – um aumento de 40% em relação à versão e-Boost. O binário também aumentou para 545 Nm – mais 75% do que qualquer outra versão Born. Isto significa que o CUPRA Born VZ pode alcançar os 100 km/h em apenas 5,7 segundos, ou seja, um segundo mais rápido do que a versão e-Boost, ao passo que a velocidade de ponta está agora situada nos 200 km/h, mais 40 km/h do que a versão e-Boost.
Por seu turno, o comportamento dinâmico foi melhorado para garantir que a sua dinâmica está à altura dos valores de potência e das performances. Entre os destaques encontra-se a nova suspensão DCC Sport, mas também a direção desportiva reconfigurada e a sensibilidade do pedal de travão aprimorada, bem como um travão traseiro mais potente.
O eixo traseiro do Born VZ conta com novos amortecedores e suspensões combinadas com os ajustes atualizados das válvulas dos amortecedores dianteiros e um design aprimorado das suspensões, incluindo barras estabilizadoras também atualizadas. Adicionalmente, o pacote de condução do Born VZ foi atualizado com novo hardware e software para o tornar mais desportivo.
Mas a performance não é alcançada à custa da eficiência, sendo o CUPRA Born VZ capaz de percorrer até 570 quilómetros. Os packs de bateria foram melhorados e agora têm 79 kWh de capacidade útil (+2 kWh). A bateria pode ser recarregada em casa a 11 kW ou em pontos de carregamento rápido DC de 170 kW, o que significa apenas 30 minutos para um carregamento rápido de 10 a 80%.Novas jantes e mais equipamento
O design do CUPRA Born VZ não se altera, embora possa receber uma nova cor especial – a verde ‘Dark Forest’ – a que se junta ainda a opção Preto ‘Midnight’, bem como novas opções de jantes de liga leve de 20”, com diferentes tecnologias como inserções de cobre 3D ou acabamento forjado, para realçar o seu espírito desportivo. Os pneus mais largos (8J20”) e de alto rendimento ajudam a transmitir a potência e o binário do CUPRA Born VZ à estrada através das rodas traseiras. Por fora, nota ainda para o logótipo ‘VZ’ em cromado escuro localizado na bagageira, assim como as letras CUPRA em cromado escuro.
No interior, também mantém o seu design característico, beneficiando agora de bancos ‘CUP Bucket’ de série, partilhados com o Formentor VZ5 e o Leon VZ CUP, com o assento colocado numa posição mais baixa para proporcionar uma maior ergonomia e superior caráter desportivo. No caso deste Born VZ, os bancos ‘CUP Bucket’ são fabricados em tecido Seaqual Yarn reciclado, bem como em Dinamica com 73% de poliéster reciclado.
No capítulo da digitalização, há um novo sistema de infoentretenimento, com um ecrã tátil flutuante de 12.9″ acima de uma nova barra tátil retroiluminada para regular a climatização e o volume, colmatando aquela que era uma das principais pechas da versão de lançamento. Também há um novo sistema de som opcional de alta-fidelidade com dez altifalantes, desenvolvido em colaboração com a empresa de áudio Sennheiser, com 425 watts de potência e software AMBEO Concerto, capaz de distribuir os diferentes elementos da música pel habitáculo para uma experiência sonora imersiva.
O interior é iluminado com a tecnologia ‘Smart Light’ de série, que permite também servir de elo de comunicação entre alguns sistemas e o condutor. Os LED horizontais de luz total envolvem toda a largura do tablier, fornecendo avisos e indicações ao condutor e outros ocupantes. A informação inclui o estado de carga, os sistemas de assistência ao condutor a bordo (Front Assist, ACC e aviso de perigo C2X), funções do infoentretenimento (controlo por voz, chamada telefónica, sistema de navegação), assistência inteligente ao estacionamento, bem como bloqueio e desbloqueio e entrada e saída.
A quantidade de tecnologias de segurança foi ainda melhorada, com o sistema Travel Assist 2.6 a combinar o Cruise Control Adaptativo (ACC) com o Lane Assist (mantém o veículo no centro da faixa de rodagem), mas esta nova versão inclui evolução na condução em estradas mal sinalizadas, graças à informação recebida a partir da ‘Cloud’. Inclui também o apoio à mudança de faixa quando se conduz em autoestrada.
O novo sistema ‘Remote Park Assist’ permite ao condutor concluir a manobra de estacionamento com o smartphone, enquanto o sistema ‘Trained Parking Assist’ faz com que o veículo aprenda a estacionar em lugares habituais, ao guardar as características e o percurso num mapa. Nota ainda para o sistema de vista de 360º do veículo e da sua envolvente para ajudar nos processos de estacionamento.
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