A CUPRA revelou uma nova versão de maior performance do Born, o seu primeiro elétrico desportivo, que passa agora a ter direito à sigla VZ com uma motorização melhorada de 240 kW/326 CV de potência e 545 Nm de binário, ocupando melhor o seu estatuto de desportivo sem emissões da marca catalã.

‘VZ’ significa Veloz em espanhol, assumindo-se como a variante mais potente e dinâmica do Born até ao momento, beneficiando também de muitas melhorias noutras áreas do chassis, como na geometria do ajuste da suspensão, na direção e no tato de travagem, respondendo, de certa forma, aos pedidos e ‘feedback’ dos seus clientes.

Em termos motrizes, o CUPRA Born VZ debita agora 240 kW de potência – um aumento de 40% em relação à versão e-Boost. O binário também aumentou para 545 Nm – mais 75% do que qualquer outra versão Born. Isto significa que o CUPRA Born VZ pode alcançar os 100 km/h em apenas 5,7 segundos, ou seja, um segundo mais rápido do que a versão e-Boost, ao passo que a velocidade de ponta está agora situada nos 200 km/h, mais 40 km/h do que a versão e-Boost.

Por seu turno, o comportamento dinâmico foi melhorado para garantir que a sua dinâmica está à altura dos valores de potência e das performances. Entre os destaques encontra-se a nova suspensão DCC Sport, mas também a direção desportiva reconfigurada e a sensibilidade do pedal de travão aprimorada, bem como um travão traseiro mais potente.

O eixo traseiro do Born VZ conta com novos amortecedores e suspensões combinadas com os ajustes atualizados das válvulas dos amortecedores dianteiros e um design aprimorado das suspensões, incluindo barras estabilizadoras também atualizadas. Adicionalmente, o pacote de condução do Born VZ foi atualizado com novo hardware e software para o tornar mais desportivo.

Mas a performance não é alcançada à custa da eficiência, sendo o CUPRA Born VZ capaz de percorrer até 570 quilómetros. Os packs de bateria foram melhorados e agora têm 79 kWh de capacidade útil (+2 kWh). A bateria pode ser recarregada em casa a 11 kW ou em pontos de carregamento rápido DC de 170 kW, o que significa apenas 30 minutos para um carregamento rápido de 10 a 80%.

Novas jantes e mais equipamento

O design do CUPRA Born VZ não se altera, embora possa receber uma nova cor especial – a verde ‘Dark Forest’ – a que se junta ainda a opção Preto ‘Midnight’, bem como novas opções de jantes de liga leve de 20”, com diferentes tecnologias como inserções de cobre 3D ou acabamento forjado, para realçar o seu espírito desportivo. Os pneus mais largos (8J20”) e de alto rendimento ajudam a transmitir a potência e o binário do CUPRA Born VZ à estrada através das rodas traseiras. Por fora, nota ainda para o logótipo ‘VZ’ em cromado escuro localizado na bagageira, assim como as letras CUPRA em cromado escuro.

No interior, também mantém o seu design característico, beneficiando agora de bancos ‘CUP Bucket’ de série, partilhados com o Formentor VZ5 e o Leon VZ CUP, com o assento colocado numa posição mais baixa para proporcionar uma maior ergonomia e superior caráter desportivo. No caso deste Born VZ, os bancos ‘CUP Bucket’ são fabricados em tecido Seaqual Yarn reciclado, bem como em Dinamica com 73% de poliéster reciclado.

Na parte traseira do volante, contam-se também patilhas para controlo da regeneração, dispondo de três níveis de recuperação de energia que ajudam também na eficiência energética. O Born VZ tem lotação para cinco ocupantes e pode ainda receber um teto panorâmico.

No capítulo da digitalização, há um novo sistema de infoentretenimento, com um ecrã tátil flutuante de 12.9″ acima de uma nova barra tátil retroiluminada para regular a climatização e o volume, colmatando aquela que era uma das principais pechas da versão de lançamento. Também há um novo sistema de som opcional de alta-fidelidade com dez altifalantes, desenvolvido em colaboração com a empresa de áudio Sennheiser, com 425 watts de potência e software AMBEO Concerto, capaz de distribuir os diferentes elementos da música pel habitáculo para uma experiência sonora imersiva.

O interior é iluminado com a tecnologia ‘Smart Light’ de série, que permite também servir de elo de comunicação entre alguns sistemas e o condutor. Os LED horizontais de luz total envolvem toda a largura do tablier, fornecendo avisos e indicações ao condutor e outros ocupantes. A informação inclui o estado de carga, os sistemas de assistência ao condutor a bordo (Front Assist, ACC e aviso de perigo C2X), funções do infoentretenimento (controlo por voz, chamada telefónica, sistema de navegação), assistência inteligente ao estacionamento, bem como bloqueio e desbloqueio e entrada e saída.

A quantidade de tecnologias de segurança foi ainda melhorada, com o sistema Travel Assist 2.6 a combinar o Cruise Control Adaptativo (ACC) com o Lane Assist (mantém o veículo no centro da faixa de rodagem), mas esta nova versão inclui evolução na condução em estradas mal sinalizadas, graças à informação recebida a partir da ‘Cloud’. Inclui também o apoio à mudança de faixa quando se conduz em autoestrada.

O novo sistema ‘Remote Park Assist’ permite ao condutor concluir a manobra de estacionamento com o smartphone, enquanto o sistema ‘Trained Parking Assist’ faz com que o veículo aprenda a estacionar em lugares habituais, ao guardar as características e o percurso num mapa. Nota ainda para o sistema de vista de 360º do veículo e da sua envolvente para ajudar nos processos de estacionamento.

O CUPRA Born VZ será lançado no terceiro trimestre de 2024.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.