A CUPRA deu início à produção dos novos Formentor e-Hybrid, desportivos híbridos plug-in que chegarão ao mercado a partir de março em dois níveis de potência – 204 e 245 CV. Essas duas variantes irão dar ainda mais opções de escolha aos clientes da recém-criada marca catalã quanto àquele que é o primeiro modelo desenhado e desenvolvido exclusivamente para a CUPRA.

O novo Formentor e-Hybrid, que nas primeiras semanas alcançará uma produção de 100 unidades por dia, contribuirá para a redução das emissões globais de CO2 e para o cumprimento dos objetivos europeus de emissões poluentes, que são cada vez mais importantes.

A CUPRA passará assim a ter seis versões híbridas plug-in no mercado, se se contabilizarem também as versões da gama Leon e-Hybrid (nas carroçarias de cinco portas e carrinha), o que é especialmente importante tendo em conta as intenções da marca de atingir os mil milhões de euros de faturação. O futuro CUPRA el-Born, o primeiro modelo 100% elétrico da marca, juntar-se-á também ao portefólio no final deste ano.

O Formentor e-Hybrid combina um motor a gasolina 1.4 TSI de 150 CV, um motor elétrico de 115 CV e uma bateria de lítio com 13 kW de capacidade para oferecer uma potência combinada de 245 CV e 400 Nm de binário máximo. A autonomia em modo 100% elétrico é de 55 quilómetros. A aceleração dos zero aos 100km/h cumpre-se em 7,0 segundos, com um consumo homologado de 1,4-1,6 l/100km e emissões de 31-35 g/km de CO2.

A versão de 204 CV tem um binário máximo de 350 Nm e completa a aceleração dos zero aos 100 km/h em 7,8 segundos. Nesta versão, as emissões de CO2 situam-se entre os 26-32 g/km, consumindo entre 1,2-1,4 l/100 km com uma autonomia elétrica declarada de até 59 quilómetros.

Ambos os modelos PHEV da CUPRA estão associados a caixa automática DSG de dupla embraiagem, tirando partido ainda dos modos de condução distintos para diferentes sensações de condução. A bateria de iões de lítio pesa 130 kg e está colocada em posição tão baixa quanto possível de forma a minimizar o seu impacto na dinâmica do veículo, ao passo que o seu volume de apenas 96 litros facilita a sua integração na viatura.

Para Wayne Griffiths, Presidente da CUPRA, o Formentor e-Hybrid “representa a essência da marca e será fundamental para duplicar o volume de vendas em relação a 2020. O nosso objetivo é o de que o Formentor represente 50% das vendas CUPRA em 2021 e que metade das quais sejam versões híbridas plug-in”.

O Formentor e-Hybrid nasce na nova zona da linha de produção criada especificamente para o fabrico dos híbridos elétricos e que está integrada com a Linha 2 da fábrica de Martorell, que produz os CUPRA Leon e a sua versão e-Hybrid e o CUPRA Formentor.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.