Publicidade Continue a leitura a seguir

CUPRA DarkRebel ganha ‘corpo’ e forma no mundo real

Publicidade Continue a leitura a seguir

A CUPRA revelou o DarkRebel, concept criado no mundo virtual e agora transportado para o mundo real, na forma de um desportivo conceptual que serve como manifesto de intenções e de irreverência para a marca espanhola, cujo papel no seio do Grupo Volkswagen é cada vez mais firme.

Com 4,5 metros de comprimento, 2,2 metros de largura e 1,3 metros de altura, o DarkRebel assume-se como a tradução física do primeiro automóvel totalmente criado no espaço virtual da CUPRA, tirando partido de milhares de configurações online (no total, foram mais de 270.000) no Hyper Configurator para assim dar ‘corpo’ material ao design final do modelo, apresentado no IAA em Munique.

O resultado é um automóvel desportivo de dois lugares 100% elétrico com uma arquitetura “shooting brake” que reflete a paixão disruptiva da marca CUPRA. Tem uma cor exterior enigmática, semelhante a mercúrio líquido, com Wayne Griffiths, CEO da CUPRA, a destacar que, “graças à paixão e à criatividade da tribo CUPRA, conseguimos transformar uma das nossas mais poderosas obsessões num verdadeiro showcar. O CUPRA DarkRebel é a provocação máxima do design CUPRA. É um rebelde com um objetivo: provar que os automóveis elétricos do futuro podem ser desportivos, sexy e emocionantes”.

O aspeto radical da frente do veículo é realçado pela icónica assinatura luminosa triangular CUPRA que emerge da carroçaria, dando vida ao automóvel. O conceito de iluminação baseia-se na decomposição do logótipo CUPRA em três triângulos, que são depois aplicados como elementos de iluminação de circulação diurna (ou DRL, Daytime Running Lights, em inglês).

A coluna central do veículo, com o aspeto de uma quilha de veleiro, é feita de um material transparente e cristalino que liga a frente e a traseira do CUPRA DarkRebel. Mas é a tonalidade que ganha pontos pela criatividade. O tom violeta escuro adapta-se e muda consoante a forma como a luz ambiente incide sobre a carroçaria do veículo.

O design das jantes do DarkRebel é influenciado pelos carros de competição da marca, tendo como principais atributos a performance e a eficiência. O logótipo CUPRA, de forma triangular, é expandido parametricamente através de toda a jante, desde a estrutura às coberturas aerodinâmicas e às peças de cobre do design.

“O CUPRA DarkRebel representa todo o ADN e valores da marca. Com ombros mais largos, um capot longo e um habitáculo mais baixo, o seu foco é o condutor”, explica Jorge Diez, Diretor de Design CUPRA. “O CUPRA Dark Rebel foi criado para entrar numa nova dimensão onde o desejo, a emoção e a superação sem limites são a nossa obsessão”, complementa.

O CUPRA DarkRebel desafia as regras do design também no interior, revelando um cockpit inovador graças à utilização do design paramétrico e do fabrico aditivo para abordagem mais sustentável. Ao entrar no veículo, os passageiros encontram-se num ambiente envolvente, radical e extremo.

O elemento-chave do habitáculo é a coluna central com as suas formas assimétricas e aspeto escultural. Produzida com a tecnologia de impressão metálica 3D de última geração, proporciona uma performance estrutural com a máxima leveza, emergindo entre a base dos bancos e prolongando-se em direção ao condutor. Graças ao seu ajuste longitudinal, sincronizado com o deslizamento do conjunto de pedais, proporciona o ajuste ergonómico ideal para uma condução desportiva.

Outro elemento-chave no interior são os bancos baquet Supersport, montados em posição muito baixa e com encostos de cabeça revestidos com tecido de tricotagem 3D e suportados por uma estrutura feita de um material transparente cristalino e inserções de cobre. O volante combina as geometrias do mundo das corridas com a interatividade do mundo dos jogos.

Enquanto automóvel desportivo que privilegia a performance, tanto em estrada como em tecnologia, o DarkRebel dispõe de conceitos inovadores, como a câmara térmica montada no tejadilho que monitoriza o estado do habitáculo e o sistema inteligente de controlo da climatização ajusta a temperatura e os fluxos de ar em conformidade, com o ar a sair através de aberturas localizadas sob o para-brisas.

As grelhas, revestidas com um tecido elástico respirável que foi desenvolvido no mundo do desporto de alta competição, expandem-se e tornam-se visíveis em função da quantidade de ar fornecida. Por fim, a cor da iluminação ambiente nesta zona explica se o interior está a aquecer ou a arrefecer. No interior, são também utilizados materiais sustentáveis feitos de bambu 90% biodegradável.

O CUPRA DarkRebel oferece uma experiência de utilizador (UX) e um design de interface de utilizador (UI) de vanguarda. As ações UX/UI do DarkRebel oferecem três experiências únicas: Exponential Square (Quadrado Exponencial), Exponential Cube (Cubo Exponencial) e Exponential Infinite (Infinito Exponencial): o primeiro amplifica a experiência através de um cockpit digital moderno, com gráficos futuristas e um avatar 3D personalizável que humaniza a experiência, o segundo incorpora o ADN das corridas, com itens como o posicionamento em tempo real na pista, cronometragem de voltas e dados de performance, enquanto o terceiro e último aventura-se no território inexplorado da mobilidade conectada, com o automóvel a dar aos utilizadores a oportunidade de interagir com a tribo CUPRA, no metaverso.

Estas três experiências, controladas a partir do volante, adaptam o automóvel por completo, desde o exterior, ao interior, à iluminação, ao som, bem como às funções exclusivas de cada experiência.

Embora não tenha previsão de chegar à produção, pelo menos nesta configuração tão radical, o DarkRebel aponta um caminho muito claro para a CUPRA enquanto fabricante de automóveis desportivos, no que diz respeito ao design e às potencialidades de viver a marca.