A CUPRA surpreendeu com a apresentação do seu primeiro desportivo 100% elétrico, o el-Born, que promete conciliar prestações muito rápidas com uma elevada autonomia (até 500 quilómetros). Este novo CUPRA será produzido na fábrica alemã de Zwickau e que chegará aos mercados europeus em 2021.

Apresentado no Salão de Genebra de 2019 como a visão da SEAT e da CUPRA para o seu primeiro elétrico, o Concept el-Born tem por base a plataforma MEB do Grupo Volkswagen, partilhando também muitos elementos em comum com o Volkswagen ID.3, que será lançado no mercado no mês de setembro.

Sendo a CUPRA uma marca de cariz desportivo, o desempenho e a dinâmica do el-Born têm sido um foco claro durante o desenvolvimento do novo elétrico, oferecendo uma aceleração instantânea de zero a 50km/h em apenas 2,9 segundos. Além disso, o Controlo Adaptativo do Chassis Sport (DCC Sport), exclusivamente desenvolvido dentro da plataforma MEB para o CUPRA el-Born, está pensada para combinar a altura de condução desportiva do carro com um sistema que se adapta automaticamente a quaisquer condições, com o intuito de oferecer um nível superior de dinâmica de condução.

Apresenta ainda tecnologias de ponta, como um Head-up Display com funcionalidade de Realidade Aumentada, para um maior nível de informação ao condutor. Ao nível da bateria, será capaz de viajar até 500 quilómetros com um único carregamento graças à sua bateria de 82 kWh de alta eficiência (77 kWh utilizáveis). Graças ao carregamento rápido, o el-Born pode repor a energia necessária para, pelo menos, 260 quilómetros em apenas 30 minutos.

O interior foi projetado para combinar a filosofia CUPRA de qualidade, tecnologia e desportividade, realçada nas bacquets desportivas, no novo volante com botões para a seleção do Perfil de Condução (com modo CUPRA) e nos materiais prometidos de alta qualidade. A atenção à sustentabilidade não foi esquecida, utilizando materiais reciclados no interior do carro.

a carregar vídeo

Sobre este novo lançamento, Wayne Griffiths, CEO da marca espanhola, explica que “o el-Born exibe todos os genes da marca CUPRA e elevámos o conceito original para o próximo nível criando um novo design desportivo e dinâmico e reformulando a engenharia do conteúdo tecnológico. O CUPRA el-Born é a prova viva de que o desempenho e a eletrificação são uma grande combinação”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.