O primeiro modelo especificamente desenvolvido pela CUPRA está já pronto para o lançamento em Portugal. O Formentor, SUV desportivo pensado para emoções fortes, funde a sua versatilidade com as características de um desportivo, fazendo uso de um motor 2.0 TSI de 310 CV no lançamento, associado a caixa de velocidades automática DSG e à tração integral 4Drive.

Face a um SUV convencional, o Formentor está mais próximo do solo para realçar a sua veia desportiva, com a ênfase visual centrada na secção traseira e, em simultâneo, realçando o comprimento do capot, que sublinha a postura dinâmica.

Apesar de a primeira versão disponível estar dotada com motor a gasolina de injeção direta, o já bem conhecido 2.0 TSI de 310 CV, a gama do CUPRA Formentor terá sete variantes no total, incluindo duas versões híbridas plug-in de 245 CV e de 204 CV, esperadas para 2021, e também a gasóleo. Assim, a base da gama é composta pelos 2.0 TDI e 1.5 TSI de 150 CV (podendo receber caixas manual ou automática DSG), intercalando-se depois as variantes 2.0 TSI de 190 CV DSG 4Drive e o híbrido plug-in 1.4 TSI de 204 CV também com caixa DSG.

No patamar superior de potência estão as versões Formentor VZ 2.0 TSI 245 CV DSG com tração dianteira, juntamente com o híbrido plug-in Formentor VZ e-Hybrid 1.4 TSI 245 CV DSG, também com tração às rodas dianteiras, e o Formentor VZ 2.0 TSI 310 CV DSG 4Drive, com este a assumir o papel de topo de gama.

A par dos motores desportivos, o chassis do Formentor foi igualmente calibrado a preceito, dispondo também de chassis adaptativo pelos modos de condução, que atua sobre a direção progressiva, transmissão DSG, amortecimento (quando disponível) e resposta do acelerador.

A gama divide-se em duas categorias, com a denominação simples Formentor nas versões com potência abaixo de 245 CV e Formentor VZ para as variantes com potência acima de 245 CV. A designação VZ abrevia o termo Veloz em castelhano.

Experiência desportiva a bordo

Ainda antes de entrar a bordo, o condutor é ‘brindado’ com o logótipo da marca projetado no chão, sobressaindo também o volante CUPRa e os bancos desportivos do tipo ‘bacquet’ em couro. Ao centro do tablier está um ecrã tátil de 12.0 polegadas para o sistema de infoentretenimento e funcionalidades do veículo, proporcionando também diversas soluções de conectividade.

“O CUPRA Formentor abarca a essência CUPRA e será um elemento-chave no estabelecimento da marca como uma proposta relevante no mercado. Graças a este modelo, temos a expectativa de que a CUPRA expanda a sua carreira internacional”, refere Wayne Griffiths, CEO da marca desportiva de Barcelona.

O primeiro modelo homologado com a marca CUPRA junta-se ao CUPRA Ateca e CUPRA Leon, cujas novas versões chegam igualmente ao mercado no último trimestre de 2020. Portanto, a marca inicia a sua ofensiva de produtos após vender 55.000 unidades entre a sua criação, em 2018, e o final de setembro, excedendo todas as expectativas iniciais.


CUPRA Formentor VZ 2.0 TSI 310CV DSG 4Drive

A variante mais potente deste novo Formentor conta com o motor a gasolina 2.0 TSI com turbocompressor e tecnologia de tração integral 4Drive associada à caixa DSG de sete velocidades. Esta mecânica, que já é conhecida de outros modelos da marca espanhola, debita uma potência de 310 CV e 400 Nm de binário. Estes valores permitem que o Formentor acelere dos zero aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos, com uma velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente.

As emissões de CO2 homologadas de acordo com o protocolo WLTP variam entre os 186 e os 203 g/km, para consumo médio a variar entre os 8,2 e os 9,0 l/100 km.