Com um crescimento impressionante, a CUPRA tem vindo a ganhar um espaço cada vez maior no seio do Grupo Volkswagen, afigurando-se como uma das companhias mais irreverentes do universo automóvel atual. Mantendo a crença de que o automóvel pode e deve ainda ser um centro de emoções, a CUPRA está a preparar com afinco o UrbanRebel para o lançamento em 2025 como um pequeno desportivo compacto e acessível.

Desde que a CUPRA foi lançada que se tornou num caso de sucesso, assumindo também contornos de transversalidade que vão para além da área automóvel. Com efeito, a marca catalã assume-se também como uma companhia de lifestyle e de ligação a movimentos culturais sem esquecer a sustentabilidade. Assim, se não surpreende a presença da CUPRA em diversas competições motorizadas, como o ETCR, o Extreme E ou o TCR, é mais incomum observar as ramificações da marca em parcerias no padel, iates recreativos, videojogos ou roupa.

Mais recentemente, a CUPRA adotou também uma ligação mais profunda aos videjogos, surgindo na série ‘Forza Horizon’ para a Xbox, com alguns dos seus modelos, procurando assim comunicar com uma nova geração de clientes, mais digitais e mais focados na ideia de sustentabilidade a que a CUPRA também não é alheia, já que a marca espanhola tem por ambição tornar-se totalmente elétrica até 2030.

Um dos elementos em que a CUPRA mais aposta é no design, afiançando que este é um dos aspetos em que mais deposita atenções, procurando dessa forma demonstrar uma propensão para manter uma conexão com o lado emocional. Aliás, a marca do Grupo Volkswagen é muito explícita ao declarar que a mobilidade elétrica não precisa de ser aborrecida, tendo precisamente no design mais arrojado e irreverente uma forma de tornar os seus veículos mais emocionais.

A equipa de design da SEAT/CUPRA conta com cerca de 80 profissionais divididos entre diferentes áreas, com cada projeto para um novo automóvel a demorar entre cinco e seis anos desde os conceitos iniciais até ao momento em que é colocado na estrada para a apresentação oficial, conforme nos explicam numa conferência de imprensa em Barcelona.

UrbanRebel: o passo seguinte da emoção elétrica

Um dos principais projetos atuais da CUPRA é o de desenvolvimento do novo UrbanRebel com vista ao lançamento em 2025, um elétrico compacto que está a ser trabalhado atualmente em Martorell para incentivar a transição para a mobilidade elétrica. A marca apelida-o mesmo de ‘game changer’, ou seja, o ponto de mudança para o setor, com foco no condutor. Sem revelar grandes detalhes sobre o novo UrbanRebel de estrada, a CUPRA dá alguns lampejos informativos, nomeadamente com a indicação de que este é um modelo com foco no condutor e que terá novas tecnologias de interação para com esse, incluindo a realidade aumentada como tecnologia de interação e informação.

A CUPRA reconhece que o segmento A0, aquele em que se irá integrar o UrbanRebel, continua a ser determinante na Europa, não se prevendo que diminua no futuro, com um valor em torno dos 40% em 2031, de acordo com os dados partilhados pela marca, com a taxa de penetração dos elétricos a rondar os 63% naquele mesmo ano, um crescimento substancial face aos 7% dos dias de hoje. Um crescimento que também se explicará pelo aumento de propostas elétricas nas estradas ao longo dos próximos anos. Do lado da CUPRA, o UrbanRebel irá também contribuir para o crescimento da marca, situando-se como modelo de entrada.

A plataforma MEB será utilizada também para o UrbanRebel de produção em série, mas as dimensões muito compactas do modelo obrigam a algumas alterações na plataforma para que o motor possa ser posicionado na dianteira, oferecendo assim apenas tração dianteira. Quanto a medidas, a marca divulgou já alguns valores: 4030 mm de comprimento, 1765 mm de largura e 1512 mm de altura.

Com mais de 250 mil automóveis já vendidos em todo o mundo e com uma gama ainda limitada – composta em grande parte por modelos provenientes da ‘irmã’ SEAT – a CUPRA tem na Alemanha o seu principal mercado, aprestando-se a ver crescer o número de modelos ao longo dos próximos anos.

Não havendo informações quanto à bateria, sabe-se que terá uma autonomia estimada em redor dos 440 quilómetros, enquanto a aceleração dos zero aos 100 km/h será cumprida em apenas 6,9 segundos, graças a um motor elétrico de 234 CV/172 kW.

O desenho deverá receber muitas influências do protótipo revelado este ano e do qual o Motor24 já deu conta, embora sejam esperadas muitas mudanças no interior, que no caso do concept é vincadamente futurista. As jantes irão até às 19 polegadas, num detalhe que reforça o aspeto robusto. O novo modelo será produzido em Martorell, com a CUPRA a garantir que será importante para democratizar a mobilidade elétrica e acelerar a eletrificação do país vizinho.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.