Rodeados de algum secretismo, fomos a Barcelona conhecer o CUPRA Urban Rebel ainda em versão de protótipo, mas numa variante mais aproximada daquela que será a versão de produção final. Sem os ailerons e alargamentos de carroçaria que estavam presentes no primeiro concept, mais orientado para a pista, o Urban Rebel das imagens aponta para o novo conceito visual da marca espanhola, focando-se na eletrificação para um pequeno desportivo irreverente com quase 230 CV de potência e autonomia para 440 quilómetros.

Após uma apresentação em que o jogo entre as luzes e a escuridão atingiu o seu auge, o CUPRA Urban Rebel deixou-se ver sob os holofotes de um estúdio na sede da marca, em Martorell. Um automóvel compacto, de apenas 4,03 metros de comprimento, mas com uma presença possante, criada pelo desenho agressivo e musculado que, de acordo com os responsáveis da CUPRA, simbolizam os caminhos a seguir para os próximos lançamentos.

Tratando-se de um protótipo, os cuidados eram muitos com a unidade exposta e muitas das funções tinham ainda de ser ‘permitidas’ por um dos responsáveis da marca por intermédio de um tablet. Uma dessas situações é a própria abertura das portas, que poderá ser feita a partir de um singelo deslizar de dedo num local em específico da porta, como um ‘swipe’ do smartphone.

O conceito estético do Urban Rebel é o de um automóvel robusto, com alguns elementos derivados da filosofia crossover. Tirando partido da plataforma MEB-Small do Grupo Volkswagen, uma variante mais compacta daquela utilizada em modelos como o Born, as rodas estão posicionadas bem nas extremidades, o que permite dar assim maior importância ao interior, o qual está bem mais perto do imaginário de um simulador virtual de corridas do que de um carro atualmente à venda. Mas já lá iremos.

Um dos temas do design é o triângulo, sendo esta uma forma geométrica presente em diversos elementos, desde logo no emblema da marca, mas também na assinatura luminosa à frente e atrás. A dianteira é inspirada na face de um tubarão, imponente e agressiva, parecendo até dispor de dois dentes afiados na parte inferior do para-choques.

Nas laterais, além das grandes jantes, o destaque vai para as linhas de carácter na zona inferior e na cintura, paralelas e em sentido ascendente rumo à traseira. Já a superfície vidrada inspira-se na viseira de um capacete.

A traseira sobressai pelo grande spoiler superior e pelo difusor inferior volumoso, mantendo uma certa ligação com o protótipo de competição anteriormente revelado. Os farolins retomam o tema do triângulo com tecnologia LED, havendo também uma faixa luminosa a conceder uma maior sensação de largura na traseira.

A iluminação joga um papel importante e permite diferentes assinaturas consoante o momento de funcionamento do veículo.

Salão de videojogos

Aproximando-se dos salões de videojogos de uma cidade como Tóquio, o interior do Urban Rebel é futurista e hipnotizante. O volante parece retirado de uma consola, compacto e com botões que evocam os de um comando de jogo, enquanto à frente do condutor há diferentes parâmetros de informação, com destaque para as duas ‘lâminas’ escamoteáveis que se abrem (ou fecham) de cada lado do monitor central.

Este pode apresentar uma solução de realidade aumentada com a apresentação da trajetória ideal da estrada por diante, o mesmo sucedendo através de uma faixa de iluminação LED que é projetada no para-brisas, junto ao tablier. De resto, tudo muito minimalista, com foco ainda para o grande ecrã central tátil que congrega as funções no geral.

A sustentável leveza da rapidez

O Urban Rebel foi também concebido com atenção à sustentabilidade, integrando polímeros reciclados avançados e materiais de base biológica para ultrapassar os limites do que é alcançável, e criar um veículo com maior consciência ambiental. É usada a combinação de 3D impresso e abordagens de fabrico em malha 3D com desenho paramétrico para melhorar o desempenho e a perceção de valor. A CUPRA explica ainda que um dos pontos importantes foi o da redução do peso geral.

Sem grande detalhes técnicos (é, afinal, um concept), os valores de potência apontam para um utilitário desportivo capaz de refletir a ideologia da CUPRA para o futuro – performances eletrificadas.

O motor elétrico tem uma potência máxima de 166 kW/226 CV, para um valor de aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 6,0 segundos. Já a bateria – na versão ‘range’ de maior autonomia – garante um alcance elétrico até 440 quilómetros.

Desenhado e desenvolvido em Barcelona, o CUPRA UrbanRebel será lançado em 2025. Está prevista a produção em Martorell, sujeita ao Programa Recuperação e Transformação Económica (em espanhol, PERTE) para o Veículo Elétrico e Conectado (em espanhol, VEC). Nota ainda para o facto de o CUPRA Urban Rebel servir também de molde para os elétricos compactos das outras marcas do grupo Volkswagen.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.