“Dá-lhe gás!”: Um táxi da Ford que surpreende toda a gente

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

Há taxistas que optam por carros pouco gastadores e mais económicos em termos de custos operacionais, mas Evald Jåstad não quis saber desses fatores quando escolheu um desportivo para o seu trabalho: nada mais, nada menos do que um Ford Focus RS, com motor 2.3 EcoBoost capaz de debitar 350 CV e cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos.

Para Jåstad, todos os dias começam com um ato rotineiro: levar o seu filho, Martin, à escola, num percurso de 16 quilómetros em que Evald trata de levar o seu Focus RS pelas gélidas paisagens escandinavas. Em apenas 18 meses, o seu desportivo já cumpriu impressionantes 127.000 quilómetros, demonstrando que é também um táxi muito requisitado.

Os seus clientes habituais já denominaram o Focus RS de ‘Relâmpago Azul’ e os visitantes de Trolltunga, na Noruega, fazem questão de espalhar a sua fama por onde quer que passem. O seu condutor diz mesmo que não há quem ignore o seu barulho e que “mesmo quem tem problemas de audição consegue ouvi-lo a chegar”. Esta acaba por ser uma história de prazer no trabalho, como adianta o próprio Evald.

“Não há muita gente que possa dizer que transforma os seus sonhos em realidade e, desde logo, sou um deles”, refere este norueguês de 36 anos com dois filhos e a quem Martin pede sempre “‘Bånn gass! Bånn gass! (“Dá-lhe gás! Dá-lhe gás!”).

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.