Dacia Sandero foi o mais vendido em Portugal o ano passado

06/01/2025

O Dacia Sandero foi o automóvel mais vendido em Portugal ao longo de 2024, tendo-se superiorizado à concorrência pela primeira vez.

 

De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal, o ano passado venderam-se 7.760 Dacia Sandero, um número que representa uma quota de mercado de 3,76% e lhe permitiu ultrapassar o Peugeot 2008 e ascender a número 1 dos ligeiros de passageiros em Portugal.

O Dacia Sandero teve um crescimento significativo entre 2023 e 2024. Em 2023 já tinha sido o segundo veículo mais vendido, com 6.424 unidades comercializadas. O ano passado, o Sandero vendeu mais 1.336 unidades do que em 2023.

Com 60% das vendas, a versão Stepway foi a eleita pelos clientes, sendo que 51% optou pelo motor ECO-G 100 Bi-Fuel. Funcionando tanto a gasolina como GPL (Gás de Petróleo Liquefeito), esta é uma motorização que se distingue pelos reduzidos custos de utilização, pela grande autonomia e pelas reduzidas emissões de CO2.

Na gama Dacia, o modelo Sandero (versão Stepway incluída) representou 46,4% das vendas totais da marca, em Portugal.

O Dacia Sandero é comercializado com um preço a partir de 13.200€, estando disponível com quatro motorizações: SCe 75, TCe 90, TCe 90 CVT e ECO-G 100 Bi-Fuel.

2024 foi o primeiro ano em que um modelo da Dacia ascendeu ao topo dos mais vendidos em Portugal, e isto apesar de a marca ter vindo constantemente a apresentar ao mercado veículos que se tornam sucesso de vendas.

Em 2023, o Dacia Sandero tinha conseguido ser o nº2 de vendas, sendo apenas suplantado pelo Peugeot 2008. Mas o ano passado, as posições inverteram-se e o automóvel da marca do leão viu-se suplantado pelo automóvel da construtora romena.

O Dacia Sandero já era, desde 2021, o automóvel preferido pelos clientes particulares em Portugal. Mas o ano passado foi a primeira vez que se tornou no modelo mais vendido no país em termos absoluto.

A marca considera que este é “Um resultado histórico, também para a Dacia, que nunca antes tinha tido um modelo a liderar a tabela de vendas absoluta e isto num mercado maioritariamente sustentado por clientes frotistas”.