A Dacia prepara-se para dar um grande impulso à mobilidade elétrica na Europa, com a introdução, dentro de um ano, do seu primeiro veículo elétrico de baixo custo, do qual o Spring Concept antevê as linhas.

Marca romena de ambições low-cost, rapidamente a Dacia se tornou num caso de sucesso assim que passou a estar incluída no seio do Grupo Renault. Com mais de 6.5 milhões de clientes na Europa em cerca de 15 anos, a Dacia sabe que terá de evoluir para responder às necessidades cada vez mais prementes da eletrificação no mercado europeu, atendendo também às metas anti-emissões poluentes da União Europeia.

Agora, num jogo de palavras, a Dacia prepara a sua entrada na eletrificação, com o Spring Electric inscrito na visão do Grupo Renault para tornar a mobilidade sustentável acessível a todos. Este Spring antecipa um automóvel citadino, de quatro lugares e cinco portas, com uma autonomia em torno dos 200 quilómetros (WLTP), o que garante a polivalência de uma utilização urbana e suburbana.

Esse modelo deverá ser colocado à venda em 2021.

Concept alegre

Regressando ao Dacia Spring electric, assume também o formato de um citadino, que rompe barreiras pelo evidente look de SUV e pelas reduzidas dimensões. Na dianteira, os faróis 100% LED estão divididos em dois níveis: uma linha horizontal na parte superior e quatro elementos gráficos integrados no para-choques. Na traseira, os quatro faróis, também 100% LED, formam um duplo Y. Estas óticas anunciam a futura identidade luminosa dos modelos da Dacia.

A Dacia aponta ainda que esta será a solução ideal para os novos serviços de mobilidade, como as frotas de veículos partilhados. Nesse sentido, a versão de série será igualmente proposta para este mercado, no qual o Grupo Renault se encontra já plenamente envolvido, com a maior frota de veículos partilhados da Europa.