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Dacia Spring: Em busca da pérola perdida ao volante do veículo elétrico mais barato do mercado

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O Inverno já chegou e trouxe com ele o veículo 100% elétrico mais barato do mercado nacional. Chama-se Dacia Spring, nome de Primavera, está à venda por um preço base de 17.800 euro, mas que poderá baixar para 14.000 euros com incentivos estatais. A ver pelas encomendas (500 unidades antes do lançamento) será uma pérola para as contas da marca romena.

Poucas marcas têm sabido procurar a sua sorte como a Dacia. E o Spring, que agora chega a Portugal, com o epíteto de veículo 100% elétrico mais barato do mercado luso, é disso o melhor exemplo. Com 500 encomendas ainda antes do seu lançamento (55% de clientes particulares e 45% de empresas), representa a uma espécie de pérola para as contas da marca romena. Uma analogia perfeita, já que a apresentação nacional levou os jornalistas até às margens do Rio Sado, em Setúbal, para aprender os segredos da apanha sustentável e não intensiva de ostras – com direito a degustação -, moluscos onde, raramente, nasce uma pérola por acidente natural.

Pelo que o Motor 24 comprovou, neste primeiro contacto dinâmico com o pequeno modelo (bem mais compacto do que sugerem as fotografias), nada falta para que este possa, também ele, “brilhar” no meio desta grande concha elétrica em que se transformou o mercado automóvel.

“All you need” is a SUV?

Comecemos pelo design que procura não levantar grandes “ondas” criativas. Simplicidade é o lema da marca, embora o slogan vinque que tal nada falta ao modelo: “All you need”. Com 3,73 metros de comprimento, 1,58 m de largura (sem espelhos retrovisores) e 1,51 m de altura (incluindo as barras de tejadilho), este pequeno SUV ostenta ainda umas cavas das rodas mais largas,soleiras das portas dianteiras reforçadas, proteção inferior traseira e uma maior altura ao solo (151 mm em vazio).

Na frente, o capot vincado, os para-choques alargados e os faróis em LED destacam-se perante uma grelha totalmente fechada, “típico dos veículos elétricos”, reconhece a marca, mas que, no Spring, ganha um estilo mais vanguardista com padrões em 3D – integrando, aí, a tampa do carregador, que poderá ser aberta através do habitáculo.

Na secção traseira, sobressai a enorme janela em forma de cúpula e os faróis de linhas arredondadas, enquanto a parte inferior é marcada pelas características de segurança caraterística dos SUV: o para-choques está equipado com uma zona central não pintada e com uma proteção inferior em cinzento. As óticas traseiras adotam a nova assinatura de luz da Dacia, em forma de Y.

O habitáculo combina com o estilo mais casual do exterior e apresenta uma composição onde predominam o plástico – não há milagres. Algo que surpreende nesta carroçaria de cinco portas é o espaço interior, quase inimaginável quando observado de fora. Alberga quatro adultos, sem problemas, e sem roubar espaço à bagageira: com os bancos traseiros rebatidos esta pode chegar aos 620 litros.

O equipamento de série inclui direção com assistência integralmente elétrica, ar condicionado manual, fecho centralizado, quatro vidros elétricos, sensor de luz e limitador de velocidade (o comandoestá colocado no volante).Um ecrã digital de 3,5” encontra-se no centro da instrumentação. De resto, o comando da caixa deu lugar a uma intuitiva roda cromada com as posições: D (drive), N (neutro) e R (marcha-atrás).

Agilidade e versatilidade

Já ao volante do Dacia Spring rodamos a chave canhão tradicional – algo bizarro num modelo 100% elétrico. Mas nada que incomode. Estamos confortavelmente sentados e logo aos primeiros quilómetros começamos a ambientar-nos ao seu som de nave espacial e à sua versatilidade.

Embora a cidade seja o seu habitat, o Spring não se envergonha em aventuras por trilhos mais agrestes, como o provou na apresentação em Setúbal, sobretudo, nos percursos improvisados depois de um pequeno engano. A explicação para este “desembaraço” é simples.: combina uma elevada altura ao solo de 151 mm, com as dimensões compactas e o reduzido raio de viragem de 4,8 metros.

O motor, nunca é demais recordar, é integralmente elétrico e tem uma autonomia de 230 km (WLTP) e 305 km no ciclo WLTP em cidade. Com apenas 33 kW (44 cv) de potência, é alimentado por uma bateria de 27,4 kWh.

O motor elétrico oferece uma aceleração progressiva, mas consistente (125 Nm de binário instantâneo). Uma das mais-valias do sistema é a constante travagem regenerativa que recupera energia sempre que retiramos o pé do acelerador. Em qualquer das situações, a autonomia pode ser aumentada até 10%, pressionando o botão ECO na consola central. Acionado este modo, a potência fica limitada aos 23 kW (em vez dos normais 33 kW) e a velocidade máxima aos 100 km/h. Mas a parte boa é que oferece quilómetros extra, fundamentais para quando andamos às voltas sem encontrar o destino…

Eletricidade compacta

Para carregar o novo Spring basta recorrer a uma ligação colocada atrás do logo da Dacia na grelha dianteira. O comando que permite abrir a porta de acesso encontra-se no habitáculo, por baixo do volante. Uma vez ligado à corrente, a instrumentação vai dando informações sobre o indicador de carga ativa, a percentagem de carga no momento, o tempo até ao final do carregamento e a autonomia disponível em quilómetros, consoante a carga no momento. Para terminar o processo, a tomada deve ser desbloqueada, pressionando o botão de fecho/abertura das portas no comando da chave ou no habitáculo.

O novo Dacia Spring tem várias opções de carregamento: numa tomada doméstica convencional de 220V ou numa tomada Green’Up, com o cabo Flexicharger (modo 2); numa Wallbox de 7.4 kW, através de um cabo único (modo 3) ou num posto de carregamento rápido de 30 kW DC, com um cabo de carregamento integrado. O tempo de carregamento da bateria de iões de lítio é inferior a uma hora para atingir 80% da carga, num terminal de 30 kW DC e menos de 1,5 horas para os 100%. Mais. Demora menos de cinco horas para os 100% de carga, através de uma Wallbox de 7.4 kW; menos de oito horas e meia para 100% de carga, através de uma Wallbox de 3.7 kW. E, já agora, menos de 14 horas se optarmos por carregar a bateria com uma tomada doméstica de 2.3 kW.

Mas regressemos ao grande trunfo deste pequeno SUV. O preço, uma pérola preciosa neste competitivo mercado. Nesse contexto, o Dacia Spring é imbatível. Custa 17.800 euros, mas pode baixar para 14.000 euros com incentivos estatais. Além disso, segundo recorda a marca, o seu TCO (Total Cost of Ownership – Custo total de utilização) é também o mais reduzido do mercado, tanto comparando com modelos combustão como com elétricos.