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Dacia Spring recebe versão Cargo e motor mais potente na primavera

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Pensado para os clientes empresariais, o Dacia Spring Cargo está pronto para ser encomendado, assumindo-se como um patamar essencial para a descarbonização também no setor dos veículos comerciais ligeiros adaptados de modelos de passageiros. O Spring Cargo pode transportar até mais de 350 kg de carga e dispõe de 1000 litros de capacidade.

Apresentado na primavera de 2021, o Dacia Spring já atraiu mais de 108.000 clientes a nível global, sobretudo entre clientes particulares, faixa na qual tem sido particularmente bem recebido com três em cada quatro vendas feitas por este canal. O modelo da marca romena tornou-se mesmo no terceiro automóvel elétrico mais vendido na Europa para clientes particulares.

Também revelada na fase da apresentação, apenas agora chega aos concessionários a versão Cargo para comerciantes e motoristas que precisam de acesso fácil às vias urbanas dos centros das cidades, com opções de mobilidade mais limpas.

Sem banco traseiro, o que maximiza o volume de armazenamento (1000 litros de capacidade), o Spring pode transportar mais de 350 kg, mantendo a autonomia da versão original, ou seja, os 230 quilómetros no ciclo misto WLTP e até 305 quilómetros no ciclo WLTP Cidade.

Dependendo do país, a versão Cargo do Spring pode ser fabricada de raiz na fábrica (classe N1), com divisória frontal-traseira e pontos de ancoragem/amarração, ou, noutra alternativa, ser adaptado pela Qstomize (subsidiária de transformação do Grupo Renault), transformando um Spring de quatro lugares numa versão utilitária de dois lugares (classe M1).

A versão Cargo estará disponível nas versões de 45 CV e de 65 CV, dispondo de equipamentos de série mais básicos, como as jantes de ferro de 14″, com embelezadores de rodas, mas também com elementos como os vidros elétricos, ar condicionado manual, sensores de luminosidade e de estacionamento traseiros, airbags dianteiros e airbags laterais dianteiros. O preço desta versão é de 20.510€.

Duas motorizações, a mesma simplicidade

Além de receber a versão Cargo, a outra novidade deste pequeno elétrico está num novo motor que alarga a gama de opções, com a Electric 45 (970 kg sem carga) ou Electric 65 (975 kg sem carga), pautando-se assim como um automóvel simples e de custo acessível, mas capaz de responder às necessidades de cada tipo de cliente. A bateria leve, com 188 kg de peso, tem aqui um papel bastante importante, permitindo-lhe que seja compacto e também mais ‘poupado’ nos recursos exigidos para a sua produção.

Em destaque está o novo motor de 65 CV/48 kW que é associada à nova linha Extreme, que está acoplado a uma nova e exclusiva caixa de velocidades (que multiplica o binário transmitido às rodas), proporcionando maior aceleração e recuperações.

Com o novo motor Electric 65, o Spring Extreme tem uma autonomia de 220 quilómetros no ciclo WLTP Misto e 305 quilómetros no ciclo WLTP Cidade.

A versão Extreme de 65 CV posiciona-se no topo da gama do Spring, tendo um custo de 22.050€.