Na noite em que revelou o Tavascan, a CUPRA deu a conhecer outro protótipo que também roubou as atenções, o Dark Rebel, um protótipo – por enquanto apenas votado ao lado digital – que revela como poderá vir a ser um possível modelo de características compactas da marca espanhola.
A CUPRA continua a desafiar as convenções e a apostar bastante no poder das surpresas, revelando um novo estudo para o design arrojado de um desportivo 100% elétrico para reforçar a sua ideia de que os elétricos não têm de ser aborrecidos ou demasiado estéreis nas emoções que causam.
O DarkRebel assume-se como um desportivo virtual, sendo o primeiro showcar apresentado através do Metahype, o espaço da CUPRA no metaverso, elevando ao máximo o ADN da marca catalã.
“Depois de cinco anos de construção da marca CUPRA no mundo atual, é tempo de pensar no futuro. O nosso próximo sonho. O CUPRA DarkRebel é a interpretação final da nossa visão”, referiu Wayne Griffiths, CEO da marca, no palco, antes de mostrar o desenho deste novo CUPRA, ainda e apenas em modo virtual. Acrescentou ainda que esta não é uma mera previsão, mas sim uma provocação, mostrando que o design é um diálogo e não um processo, culminando na interpretação final da visão da marca.
Design sem filtros
O CUPRA DarkRebel caracteriza-se pelas suas linhas acentuadas e proporções atléticas de um carro desportivo, num exercício estético que procura marcar um impacto forte em quem o vê. Para a marca, os seus designers têm um primeiro trabalho, que é o de surpreender toda a gente, desafiando os limites. Neste protótipo virtual, isso fica bem à vista.
Este ‘rebelde’ apresenta uma frente mais radical e afiada do que nunca. O longo capot tem uma forma de seta para criar uma sensação máxima de velocidade, enquanto o habitáculo fica mais atrás, quase como uma shooting brake.
A icónica assinatura de luz triangular da marca assume uma nova abordagem, emergindo da carroçaria e dando vida ao carro, enquanto a espinha dorsal central liga a frente e a traseira como o centro deste automóvel desportivo totalmente elétrico.
O CUPRA DarkRebel é um carro orientado para o condutor, com um interior radical que evolui com uma coluna central assimétrica como um núcleo estrutural do carro. O interior destaca-se ainda por ter bancos desportivos tipo ‘bacquet’ radicais, volante e manete de mudanças atuais.
Configurador virtual
Com o CUPRA DarkRebel, a marca tira partido do mundo virtual para aumentar a criatividade e estimular a imaginação. Para o efeito, criou a Hyper Configurator, no qual a Tribo CUPRA pode impulsionar a própria criatividade sem as limitações físicas no mundo material.
No Hyper Configurator, os utilizadores podem interagir em diferentes ambientes virtuais e experimentar a criação de cores, materiais e acabamentos invisíveis. Estão disponíveis três ambientes de fundo para integração do modelo virtual – Exponential square, Exponential cube, e Exponential infinite.
O Exponential square é inspirado por elementos naturais como minerais e pedras, com as texturas em bruto da CUPRA e as cores da terra a poderem ser experimentadas; o Exponential cube é mais orientado para o mundo das corridas, no qual a estética digital do néon como brilho, movimentos algorítmicos, geometrias paramétricas e luzes fluor podem ser experimentados; e o Exponential infinite (representado pelo símbolo ∞) assume-se como o mais alto nível de imaginação, desligando-se da realidade num universo onírico, extraterrestre e surrealista.
Ao completarem a configuração, os utilizadores podem partilhar um vídeo do seu modelo único.
A versão física do DarkRebel será apresentada em breve, depois da recolha de todas as configurações dos utilizadores, influenciando o design final do carro, que estará assim prometida para o futuro.