Defender Rally Series segue para Marrocos com um raid no deserto

20/08/2024

A competição de rali Defender chegará ao Norte de África em setembro para a derradeira experiência Baja no deserto: 10 dias nas dunas de Marrocos para entusiasmar e testar condutores e co-pilotos.

 

Esta é a primeira vez na história da competição que os membros participarão na Baja de Marrocos, que representa o auge da jornada de desenvolvimento de condução, pensada ao longo de vários anos, que constitui a competição de rali Defender, onde todos, desde os principiantes em automobilismo até aos experientes pilotos de pista e de rali, desenvolvem competências básicas de rali e competem em eventos internacionais emocionantes.

Desta vez, estarão imersos no mundo icónico das corridas no deserto. Aos condutores que já participaram na competição de rali Defender juntar-se-ão novos participantes ao volante do Defender 90, que poderão alugar o veículo especial de especificação de corrida durante o evento. Todos eles conduzirão em Marrocos durante oito dias: os três primeiros receberão masterclasses de rali no deserto e os cinco últimos competirão na Baja.

As aulas de condução no deserto serão dadas por uma equipa de profissionais de corridas de rali Defender e Bowler*, incluindo especialistas com experiência em todo-o-terreno no Dakar. O primeiro dia de masterclasses permitirá que as equipas se aclimatem às condições do deserto e adquiram as competências necessárias para conduzir com segurança e confiança nas dunas mais baixas. Também irão rever a formação em segurança e recuperação e inspecionar os seus road books pela primeira vez. No segundo dia, as equipas poderão conduzir nas dunas mais altas e praticar o cálculo do percurso para garantir que todos estão o mais preparados possível para a próxima corrida. No terceiro dia, será altura de integrar todos os elementos e aprender a manter o ritmo nas zonas entre as dunas altas e baixas.

A prova principal tem a duração de cinco dias, durante os quais os concorrentes terão de enfrentar as exigências de uma viagem emocionante através das paisagens complexas e remotas de Marrocos, em particular as dunas de Merzouga. Ao longo dos 1250 km de percurso, a frota Defender 90 competirá na sua própria categoria, juntamente com motas e outros veículos de rali especialmente preparados.

O Defender 90 foi concebido para este tipo de desafios, mas possui o mesmo motor a gasolina Ingenium de 300 cv, caixa automática ZF de oito velocidades e sistema avançado de tração integral que os modelos de exposição. Para garantir a força e a resiliência em competição, estes Defender 90 especiais também apresentam um chassis monobloco, uma caixa de velocidades especial para ralis, caixa de velocidades rígida, suportes do motor e do radiador, subquadros dianteiro e traseiro reforçados e muito mais.

Uma equipa profissional dedicada garantirá a segurança do evento em todos os momentos, para além das caraterísticas de segurança do Defender 90, tais como uma gaiola de proteção aprovada pela FIA, cintos de segurança de cinco pontos, um sistema manual integrado de extinção de incêndios, interruptores eléctricos e muito mais. Serão utilizados um helicóptero médico, ambulâncias todo-o-terreno e médicos de emergência. Todos os veículos serão também monitorizados com Stella, a tecnologia de monitorização de excelência utilizada nos Campeonatos Mundiais de Lowlander.

Calum McKechnie, Diretor Geral da Bowler Motors, afirmou: “Este evento será um desafio para os concorrentes, veículos, ajudantes e mecânicos, mas este tipo de aventura é exatamente o que a competição de rali Defender tem sido desde o seu início. O nosso objetivo sempre foi ver os pilotos e co-pilotos progredirem desde o seu primeiro ano no Campeonato do Reino Unido até ao seu segundo ano no Campeonato Europeu de Lowland, abrindo assim, esperamos, a porta a outras competições globais emocionantes.

Na Baja de Marrocos, os participantes regulares da competição e os novos participantes com alguma experiência poderão experimentar uma região icónica que está intrinsecamente ligada às corridas de tração integral por eventos como o Rali Dakar. Não tenho dúvidas de que os participantes neste evento serão capazes de criar memórias indeléveis e acabarão por se tornar melhores condutores e co-pilotos, para além de desfrutarem do desempenho impressionante que o Defender 90 de estrada pode proporcionar no tipo de ambiente para o qual foi construído.

Chris Armalin, organizador da Baja Morocco, acrescentou: “O formato é ideal para o Defender 90 e os seus condutores, uma vez que irão competir ao longo de cinco dias numa variedade de superfícies, desde pistas a trilhos e dunas todo-o-terreno. Cada dia terá duas ou três etapas. Alojadas durante uma semana inteira no conforto do mesmo hotel de luxo, as equipas de pilotos poderão relaxar num ambiente inesquecível. O nosso diretor de prova, o prestigiado copiloto profissional Seb Delaunay, concebeu um itinerário excecional que aumenta progressivamente de dificuldade num crescendo que será um verdadeiro desafio”.

Ainda restam alguns lugares para a prova, que se realizará de 18 a 27 de setembro. Para obter preços e informações específicas sobre a Baja Morocco, contactar Rob Cooney, Diretor Comercial da Bowler Motors, Ltd.