Futurista, superdesportivo, o Turbo 2 Concept é o herdeiro espiritual do campeoníssimo que marcou a década de 80 nos ralis.

O Renault 5 Turbo é um ícone incontornável no circunscrito clube das lendas do desporto automóvel. O compacto modelo francês, que construiu reputação inatacável nos troços de rali, nos idos 80, foi sempre fonte de inspiração para inúmeros exercícios de estilo. Até dentro de portas. Quando em 2013, a Renault apresentou o protótipo Twin’Run, que serviria de inspiração para o Twingo atual, de tração traseira, a marca francesa não perdeu oportunidade de homenagear o mítico R5 Turbo, que revive novamente, agora pela “pena” do genial Anders Warming, designer que esteve, por exemplo, na conceção do primeiro BMW Z4 (E85), ajudou a desenhar o protótipo Mini Next 100, em 2016, e criou o fantástico Borgward Isabella Concept de 2017.

Estão lá todos os detalhes de estilo fundamentais do “supermini” francês, como a traseira curta de dimensões mais avantajadas em largura e o óculo traseiro de linhas retas e bastante inclinado, que Warming misturou com elementos novos, como o aileron proeminente, as enormes jantes e uma moderna pintura bicolor.

Segundo o designer alemão, este “ensaio” não passa de um mero exercício de estilo, que não chegará sequer à condição de protótipo, o que nos deixa apenas margem para sonhar com o que poderia ser a reinterpretação moderno do R5 Turbo, equipado com o que de melhor a marca do losango tem no seu banco de órgãos mecânicos, entre potentes motores turbo de baixa cilindrada e tecnologias como o sistema 4Control de quatro rodas direcionais. Fica a ideia…