O emblemático Dodge Viper já tem uma data de despedida: 31 de agosto de 2017. Será o final da linha para um desportivo que recuperou alguns dos conceitos dos ‘muscle cars’ americanos doutras décadas, mas que nesta sua nova geração nunca conseguiu destacar-se nas vendas.

Com as questões das emissões, consumos a tornarem-se mais importantes e com a própria rentabilidade do modelo a ficar aquém do que a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) esperava, o Viper da mais recente geração irá sair de cena no final do mês de agosto. A informação foi revelada pelo diretor de design do grupo, Ralph Gilles, que no Salão de Chicago adiantou ainda que a produção para este último ano está já toda vendida.

Contudo, talvez porque as notícias em torno do possível cancelamento deste desportivo já circulavam há cerca de dois anos, as encomendas do modelo aumentaram também ao longo desse período, tendo a Dodge sido obrigado a parar as encomendas para o modelo em outubro de 2016, uma vez que a procura estava a ser superior à oferta.

O ACR, nas fotos da galeria, foi assim a última evolução mais extrema do Viper, surgindo com motor V10 de 8.4 litros com 645 CV de potência e 813 Nm de binário, acoplado a caixa de manual de seis velocidades.

Versões especiais ajudaram

Ao longo do ano passado, a Dodge lançou quatro versões especiais que tiveram o condão de elevar o interesse em torno do seu Viper, desde logo com o GTS-R Commemorative Edition ACR, limitado a 100 unidades, que replicava a decoração do Viper GTS-R GTS-R GT2 Champion Edition de 1998.

Outras versões foram a VooDoo II edition ACR (31 unidades), Snakeskin Edition GTC (25) e Dealer Edition ACR (33). Outra explicação para o aumento da procura passou pela criação de um programa de personalização muito extenso que oferecia aos compradores de um exemplar uma série de elementos personalizáveis que tornavam os seus modelos únicos.

Seja como for, sem perspetiva de um sucessor, o Dodge Viper deverá chegar ao final em 2017, colocando um ponto final numa história que teve até uma passagem pelo pequeno ecrã como protagonista de uma série policial, em que o Viper era o Defender.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.