O requinte e o luxo francês têm mais um exemplo no seio da gama DS Automobiles. O DS 9 E-Tense assume-se como o novo topo de gama da marca gaulesa e aponta o caminho para o rumo pleno da eletrificação ao surgir em Portugal exclusivamente em versão híbrida plug-in, reforçando ainda mais a sua aposta no conforto e qualidade proverbial. Os preços arrancam nos 59.100€ para a versão de entrada.

Mais do que apenas um novo modelo, o DS9 representa a elevação da marca da Stellantis a uma nova posição, pronta para batalhar com os modelos do segmento superior premium, numa batalha que não será fácil atendendo ao domínio das marcas germânicas. No entanto, como já se viu nos segmentos em que está presente, a aposta da DS é oferecer um luxo diferente, vocacionado para um cliente que valoriza detalhes como o cronógrafo da B.R.M no centro do tablier ou o espaço a bordo aliado aos materiais cuidados.

As dimensões do DS9 apontam para um automóvel volumoso, aproximando-se dos cinco metros de comprimento (4,93 m), a que se aliam ainda os 1,85 m de largura, para uma imagem mais robusta, tirando partido da evolução da plataforma EMP2 (Efficient Modular Platform 2), que surge aqui com uma inédita distância entre eixos (2,90 m). Em termos de design, o DS9 repete alguns conceitos já vistos noutros modelos, complementados por outros totalmente novos, resultando numa berlina de silhueta elegante com um óculo traseiro fortemente inclinado ao estilo ‘fastback’. Na dianteira, o destaque vai para as ‘DS Wings’ e para o desenho paramétrico da grelha, com efeito de diamante tridimensional. No capot, ‘cortando-o’ ao meio, está aquilo que a marca denomina de sabre ‘Clous de Paris’, sendo a primeira vez que esta assinatura de interior da DS surge fora do habitáculo.

Numa alusão direta ao DS original de 1955, o DS 9 revela também formas cónicas nas extremidades exteriores posteriores do tejadilho. Inspiradas na lendária berlina, foram redesenhadas para acolher novas luzes traseiras, que assinalam a presença do automóvel. Igualmente de homenagem aos modelos clássicos franceses da década de 1930, estão as óticas decoradas por sabres laterais.

Conforto interior

A bordo, o foco está no conforto, tanto nos lugares da frente, como nos traseiros, aqui beneficiando do generoso espaço criado pela distância entre eixos. A marca destaca o requinte dos materiais dispostos no tablier e nos bancos, havendo teclas em forma de cristal, ‘convidando’ também os ocupantes a sentirem os revestimentos das portas, do tejadilho e das próprias palas para o Sol.

Atrás, com o Pack Lounge, os bancos traseiros possuem aquecimento, refrigeração e massagem, uma estreia na classe. O apoio de braço central tem um papel importante no conforto geral, apresentando características típicas de segmentos superiores, como o revestimento em couro, os espaços de arrumação com fichas USB integradas, os comandos da função de massagem dos bancos e a iluminação de boas-vindas.

A DS Automobiles revela ainda uma boa oferta de personalização com as inspirações DS (‘DS Inspirations’), com temas interiores batizados em honra de conhecidos bairros parisienses e bancos forrados a couro ou Alcantara. A gama do novo DS 9 E-Tense em Portugal contempla quatro interiores diversos, com os bancos em Alcantara preto na DS Inspiration Performance Line, em couro granulado na DS Inspiration Rivoli, e o couro Art Rubis Nappa da DS Inspiration Opéra, com o seu ‘design’ icónico em bracelete de relógio. Também se registou trabalho na área da insonorização, suprimindo os ruídos exteriores graças à combinação de vidro acústico laminado e montagem reforçada dos painéis de carroçaria, os quais formam uma superestrutura rígida e com capacidade para eliminar ruídos e minimizar vibrações. Para os audiófilos, a DS Automobiles conta com um sistema de som Focal Electra, especificamente desenvolvido para o DS 9, dotado de novos ‘tweeters’ em aço inoxidável integrados na rede de 14 altifalantes instalados no habitáculo.

Híbrido exclusivo

Numa nova fase da sua estratégia – com reforço da ideia da eletrificação –, a DS aposta unicamente na variante híbrida plug-in ao abrigo da sua fórmula E-Tense, descartando a opção por variantes de motor térmico. Assim, faz uso de uma combinação de um motor a gasolina 1.6 PureTech de 180 CV com um motor elétrico de 80 kW (320 Nm de binário), o que lhe confere uma potência combinada de 225 CV e um binário máximo de 360 Nm. O complementar o conjunto está ainda a caixa automática de oito velocidades (EAT8), que surge acoplado ao motor elétrico. O sistema é já conhecido e usado noutros modelos do grupo Stellantis, mais concretamente nos que compunham a PSA no passado recente.

Dotado de uma bateria de 11.9 kWh de capacidade, a autonomia do DS 9 E-Tense em modo elétrico é de 56 km, já de acordo com o ciclo de homologação WLTP. O consumo em ciclo misto é de 1,5 l/100 km, com emissões de 33-34 g/km de CO2. Dependendo do dodo de condução escolhido ou da situação, o veículo pode circular unicamente com o motor elétrico (até aos 135 km/h), selecionando-se o modo elétrico sempre no arranque. Além dos modos ‘Hybrid’ e ‘Electric’, o DS 9 E-Tense apresenta ainda um modo ‘Sport’, que coloca toda a potência disponível através da combinação do motor a combustão e do motor elétrico, ajustando a resposta do pedal do acelerador, o regime de passagem da caixa de velocidades, a assistência da direção e a resposta da suspensão controlada eletronicamente.

Outro elemento já usual nos híbridos é o sistema de regeneração de energia cinética decorrente das fases de travagem e desaceleração, reforçado pela posição ‘B’ do comando da caixa, que permite aumentar a intensidade da desaceleração. Por seu turno, a função ‘E-Save’ permite reservar níveis de energia na bateria, programáveis através do computador de bordo, para cumprir determinadas secções do percurso no modo puramente elétrico quando, por exemplo, o condutor sabe que vai entrar em zonas urbanas ou exclusivas para baixos níveis de emissões.

O carregador de bordo de 7.4 kW permite que a bateria seja carregada em 1h30m, em pontos de carregamento domésticos ou públicos. O cabo fornecido de série é do tipo Modo 2 8A.

Tecnologia ao serviço do conforto

A vertente tecnológica também está em destaque no DS 9 E-Tense, com sistemas como o Active Scan Suspension, que recorre a uma câmara na dianteira para ‘ler’ o piso, bem como a sensores de nível, acelerómetros e sensores do conjunto motriz para registar as oscilações da carroçaria, adaptando o amortecimento de cada roda às imperfeições do piso. A tecnologia de condução semiautónoma (nível 2) DS Drive Assist também está aqui disponível, permitindo funções como o cruise control adaptativo com assistente de manutenção de faixa.

O sistema de visão noturna DS Night Vision é outro dos destaques, com uma câmara de infravermelhos, instalada na grelha dianteira, capaz de detetar peões, ciclistas e animais até 100 metros de distância. O condutor visualiza os alertas no grande painel de instrumentos digital, que são apresentados em dois níveis: primeiro em cor amarela e depois em vermelha.

Os sistema de faróis DS Active LED Vision adapta-se em largura e alcance às condições de condução e à velocidade do veículo, com cinco modos de iluminação ativados automaticamente: Estacionamento, Cidade (a largura do feixe aumenta após cinco segundos de condução), Estrada (foca para a frente a partir de 50 km/h), Autoestrada (aumento do alcance a partir de 110 km/h) e Mau Tempo (aumento da potência dos módulos laterais e redução da intensidade dos projetores principais).

Gama em Portugal

A oferta do novo DS 9 E-Tense no mercado português divide-se em dois níveis de equipamento: Performance Line+ e Rivoli+. De série, dispõe de tecnologias como a DS Scan Suspension, alerta de desvio de trajetória com correção automática de direção, travagem automática de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, programador de velocidade com limitador, sensores de estacionamento e câmara traseira, sistema de faróis DS Active LED Vision, bancos dianteiros aquecidos com comando elétrico (memórias no do condutor), sistema de acesso e arranque sem chave, painel de instrumentos totalmente digital, sistema de informação e entretenimento com ‘Mirror Link’ e navegação conectada, e jantes em liga leve de 19 polegadas.

Adicionalmente, a versão Rivoli+ oferece de série o sistema de alerta de cansaço do condutor, o sistema de posicionamento na faixa de rodagem, bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com função de massagem, e sistema de climatização tri-zona, para citar apenas os equipamentos mais relevantes.

Potência

Emissões CO2

Preço base

DS 9 E-Tense Performance Line +

225 CV

33 g/km

59.100€

DS 9 E-Tense Rivoli +

225 CV

34 g/km

61.000€

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.