Os carros elétricos apresentam uma menor dependência dos travões de fricção para a tarefa de desaceleração, já que o motor elétrico tem um papel importante nesse aspeto. Porém, o desenvolvimento da tecnologia poderá mesmo levar os automóveis elétricos do futuro a abdicarem de travões convencionais, de acordo com a DS Automobiles.

Apresentada no protótipo DS E Tense Performance com forte inspiração no carro de Fórmula E, esta tecnologia utiliza os dois motores elétricos a bordo para abrandar o veículo por completo com uma capacidade de regeneração até 600 kW.

Enquanto laboratório de pesquisa para novas soluções, a Fórmula E tem vindo a ser usada por diversas marcas automóveis para testar e apresentar potenciais sistemas que possam ser aplicados nos modelos de estrada.

No caso revelado pela DS Automobiles, a travagem regenerativa pode encarregar-se de travar completamente os automóveis em caso de necessidade, tratando-se de uma evolução significativa face à tecnologia já disponível hoje em que a regeneração é combinada com os discos e pastilhas de travão para desacelerar e repor energia para a bateria.

O protótipo revelado recentemente foi desenvolvido em conjunto com a equipa de Fórmula E, a DS Techeetah, utilizando os mesmos motores elétricos que são utilizados na competição.

“A Fórmula E é uma forma de maximizar a performance e a eficiência e o DS E Tense Performance é a nossa visão de um carro de estrada utilizando a nossa bem-sucedida tecnologia de competição”, refere Beatrice Foucher, CEO da DS Automobiles, acrescentando que a “travagem regenerativa é uma forma muito poderosa de não só abrandar o carro, mas também melhorar a prestação da bateria”.

Com 815 CV e 8000 Nm de binário, o DS E Tense Performance promete uma aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas dois segundos. Através de carregamento rápido de 350 kW, pode ser completamente carregado em cinco minutos.

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