DS4: Entre a luz e o jogo de sombras

16/12/2020

O DS4 continua a esconder as suas linhas entre jogos de luz e de sombras. Mas o compacto francês será o ponta de lança tecnológico da terceira geração de modelos da marca, em 2021. Aguarda-o um competitivo segmento C, premium.

A imagem do novo DS4 continua imersa num jogo de sombras. E nem a conferência digital conduzida por Beatrice Foucher, CEO da DS Automobiles, trouxe alguma luz sobre as formas deste modelo que promete iluminar a marca no segmento C, premium.

Na ausência de revelações estéticas, o evento virtual focou-se, sobretudo, nas virtudes técnicas do novo ponta de lança tecnológico da marca. Segundo palavras de Beatrice Foucher, trata-se de um modelo com muito savoir faire. E menos do que isso não lhe será exigido, uma vez que este se propõe a disputar um segmento de mercado onde gravitam modelos de peso.

Mas que tecnologia se destaca, então, no DS4, que, no primeiro trimestre de 2021, representará a terceira geração de modelos da DS? Bom, desde já, sublinhe-se a otimizada plataforma EMP2, já anteriormente utilizada em propostas do Groupe PSA.

Os melhoramentos desta plataforma permitiram reduzir o peso, através da utilização de materiais compostos, peças estruturais estampadas a quente e elementos mais compactos. Ao mesmo tempo, a EMP2 foi projetada para garantir melhores padrões de segurança, virtudes dinâmicas, e, inclusivamente, acústicas.

O design, repita-se, continua um mistério que a marca aposta em alimentar. Na conferência virtual foi possível espreitar o DS4 no meio das sombras. Visíveis foram apenas as generosas luzes verticais, que assinam a imagem do modelo até ao momento.

Plug-in e não só

O DS4 aposta forte nas versões plug-in, deixando de fora, para já, qualquer opção 100% elétrica. O compacto francês contará assim com um motor 1.6 PureTech turbo de 180 cv, associado a um propulsor elétrico de 110 cv e a uma transmissão automática de oito velocidades. No seu conjunto, disponibilizará 225 cv e uma bateria elétrica (cerca de 13.2 kWh), que lhe permitirá fazer 50 quilómetros em modo 100% elétrico, livre de emissões poluentes. Segundo a DS, a recarga da bateria demora uma hora e meia, numa wallbox e cerca de sete horas, numa comum tomada doméstica.

Entre as motorizações ditas tradicionais, contam-se o motor de três cilindros turbo 1.2 PureTech (130 cv) e o Diesel 1.5 BlueHDi (125 cv), ambos disponíveis apenas com caixa automática.

O DS4 contará com um sistema de amortecimento controlado (DS Active Scan Suspension). Além disso, uma câmara localizada no topo do para-brisa monitoriza a estrada e antecipa as irregularidades da via, enviando essa informação para o sistema.

Destaque ainda para o DS Night Vision, uma tecnologia que recorre a uma câmara de infravermelhos para detetar pedestres e animais até uma distância de 200 metros durante a noite e ou em situações de pouca visibilidade, sendo as situações potencialmente perigosas projetadas no ecrã do DS4.

A nova geração de faróis DS Matrix LED Vision fará a sua estreia no DS4. O grupo ótico adapta-se às condições do tráfego, ao ângulo do volante, à velocidade e às condições climáticas com cinco modos pré-determinados: cidade, estrada, autoestrada, clima adverso e nevoeiro. O alcance dos faróis é de 300 metros, sendo as luzes de circulação diurna compostas por 98 LED.

A conectividade é outro trunfo do novo DS 4. Em destaque, nesta matéria, estará o DS Extended Head-Up Display, que projetará a informação mais relevante (velocidade, ajudas à condução, navegação e avisos de perigos) no ecrã, em realidade aumentada.