Novo DS4: O quarto elemento

04/02/2021

No quarto trimestre de 2021 chegará ao mercado o tão aguardado quarto elemento da gama DS: o DS 4. Um modelo apontado ao segmento C-premium e a um público incondicional da tecnologia de ponta.

Mistério desvendado. Depois dos muitos jogos de sombras em que a DS envolveu a revelação da imagem do DS 4, por fim, acenderam-se as luzes sobre “o quarto elemento” da gama, que aponta diretamente ao segmento C-premium – juntando-se aos D S7 Crossback, D S3 Crossback e D S9 – este último com apresentação internacional (e virtual) agendada para o próximo dia 10 de fevereiro.

Terá valido a pensa tanto suspense? Porventura, sim. Este DS4 (que se alinha nas três versões DS4, DS4 Cross e DS4 Performance Line) tem todos os predicados necessários para vingar um estilo. Tem uma personalidade marcante e o tal “savoir-faire” prometido pela DS, essa qualidade que se sente mais facilmente do que se consegue explicar. E, claro, tudo polvilhado com tecnologia de vanguarda.

Presença (muito) física

Foquemo-nos no design, que nunca será um detalhe no DS 4, até porque dá vida ao conceito Aero Sport Lounge. “Ainda antes de traçarmos o primeiro esboço, trabalhámos, ao longo de dois anos, com os nossos engenheiros na definição da plataforma técnica. Quando iniciámos o processo criativo, tínhamos uma margem de manobra excecional para desenvolver um novo conceito”, diz, a propósito, Thierry Metroz, diretor de Estilo da DS.

Com uma largura de 1,83 metros e rodas de grandes dimensões de 720 milímetros (jantes até 20 polegadas), para um comprimento compacto de 4,40 metros e uma altura de 1,47 metros, as dimensões do DS 4 são, logo por sim, uma forma de marcar uma presença muito física.

“A silhueta é única no segmento, com proporções antes nunca vistas. A linha é atlética, acentuadamente musculada, compacta e assente em rodas de grandes dimensões. Este é um automóvel aerodinâmico, eficiente e carismático”, reforça o mesmo responsável da DS.

De frente, o grande destaque reside na nova assinatura luminosa. Os elegantes e sofisticados faróis contam com o sistema DS Matrix LED Vision, que combina iluminação matricial e direcional. Por sua vez, as DS Wings asseguram a ligação entre os faróis e a grelha do radiador. Dependendo das versões, esta grelha é composta por uma estrutura de duas peças, com motivos em pontas de diamante, de dimensões diferentes, que se destacam numa grelha tridimensional. Na parte superior desta, o longo capot empresta à silhueta um impulso dinâmico.

De lado? Nota-se, essencialmente, a fluidez e as linhas finas da carroçaria. Os puxadores de porta embutidos acompanham as superfícies esculpidas nos flancos. E a relação entre o volume do perfil da carroçaria e as rodas de grande diâmetro (opção de jantes de 20’’ com inserções ‘aero’) é herdada do ‘concept’ DS Aero Sport Lounge.

Na secção traseira, o tejadilho “desce” até ao óculo traseiro bastante inclinado, com película de esmalte que procura sublinhar a elegância do DS 4. Uma silhueta com um estilo marcado e que promove uma maior eficácia dinâmica. Para impor ainda mais o seu lado mais másculo, os guarda-lamas revelam volume generoso, com curvas e arestas vivas na carroçaria que destacam o pilar C, este marcado por um apontamento em preto brilhante, com o emblema DS Automobiles incrustado. Além disso, a traseira exibe a assinatura luminosa de nova geração, com um efeito escamado progressivo e gravado a laser.

Interior digital

O DS 4 conta com aquilo a que se poderá chamar de “habitáculo digital”, tal foi a atenção dedicada a esta questão. Os comandos têm uma nova distribuição e estão agora agrupados em três zonas de interação, para facilitar a vida ao condutor. Ao alcance deste está ainda o conjunto DS Smart Touch, um touchscreen de 5’ com ligação ao DS Iris System, e o DS E-Toggle, um comando compacto da caixa de velocidades automática, na consola central.

Os bancos, que podem integrar ventilação e função de massagem nas versões em couro, possuem uma nova morfologia mais elaborada. A inspiração foram-na os engenheiros da DS buscar ao formato de uma concha, visando criar uma zona de conforto formada numa única peça única, curvilínea e sem separações.

Alma híbrida plug-in

O DS 4 parte de uma base evoluída da plataforma EMP2, com 70% de peças novas ou exclusivas. Caso para dizer que se trata de um modelo com uma alma híbrida ‘plug-in’.

Recorre a um sistema que debita 225 cv e garante mais de 50 quilómetros de autonomia em modo zero emissões (ciclo combinado WLTP). Sublinhe-se ainda a presença de um sistema de info-entretenimento de nova geração, ajudas à condução inéditas no segmento C-premium e um inovador sistema de projeção de informação.

Para que tudo funcione, o sistema alia um motor sobrealimentado de quatro cilindros a gasolina, com 180 cv, ao qual está acoplado um motor elétrico de 110 cv integrado na transmissão automática de oito velocidades e-EAT8. O resultado é uma potência total de 225 cv.

Mas não só. O DS 4 também será proposto com variantes a gasolina PureTech de 130, 180 e 225 cv e uma versão turbodiesel BlueHDi de 130 cv. Todos os motores possuem transmissões automáticas de oito velocidades.

A condução semiautónoma, de nível 2 (o nível mais elevado atualmente permitido para circulação em estrada) recebe agora uma grande atualização no DS 4, sob a forma do DS Drive Assist 2.0, que surge reforçado com novas funções, como a ultrapassagem semiautomática, a adaptação da velocidade em curva e o aviso antecipado da velocidade exibida nos sinais de trânsito.

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