A aposta da DS Automobiles na eletrificação prossegue com mais um modelo para a gama DS7 Crossback, uma vez mais com a denominação E-Tense, embora numa variante menos potente do que a já conhecida e que é mais potente. Com 225 CV e sistema híbrido Plug-in de tração dianteiro, o DS7 Crossback E-Tense 225 chega aos concessionários nas próximas semanas.

Tecnicamente, o sistema híbrido deste SUV de grandes dimensões recorre a uma versão simplificada apenas com um motor elétrico. Depende de um motor a gasolina de 180 CV de potência com um binário de 300 Nm, estando associado a um motor elétrico de 110 CV de potência e 320 Nm de binário, uma bateria de iões de lítio compacta de 13.2 kWh e caixa automática eletrificada e-EAT8 de oito velocidades.

Este SUV permite assim maior acessibilidade ao universo da eletrificação, com uma potência combinada de 225 CV e um binário máximo de 360 Nm, apresentando uma autonomia sem emissões de 55 quilómetros, já de acordo com o novo ciclo WLTP em ciclo misto. Embora arranque sempre em modo elétrico (com velocidade máxima até aos 135 km/h), o condutor pode selecionar outros modos de condução, como o ‘Hybrid’, que dá ao sistema eletrónico a gestão da energia consoante cada momento ou o ‘Sport’, que coloca a potência toda à disposição para prestações melhoradas.

Há ainda um modo ‘E-Save’, que permite reservar a grande maioria da carga restante na bateria para uma utilização posterior. As emissões poluentes de CO2 variam entre os 31 e os 36 g/km e o consumo varia entre os 1,4 e os 1,6 l/100 km, variando o valor consoante o equipamento escolhido e o tamanho das jantes.

O carregamento pode ser feito numa tomada doméstica ou ‘wallbox’ de 7.4 kW, demorando 1h45m a carregar de zero a 100% neste último caso. A marca Premium refere que muitos dos avanços tecnológicos aplicados neste modelo derivam dos ensinamentos recolhidos na Fórmula E (na qual compete com António Félix da Costa ao volante de um dos seus monolugares) ao longo dos últimos anos, salvaguardando, em todo o caso, a utilização do modo elétrico.

Quanto ao equipamento, o E-Tense 225 recorre a elementos mais avançados como a suspensão ativa DS Active Scan Suspension (com controlo por câmara), tecnologia LED de iluminação ou jantes de 19 polegadas London Diamond Black. Em opção, pode receber jantes de 20 polegadas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.