A japonesa Toyota aparece em posição de grande destaque no ‘World’s Most Admired Companies’, como a empresa do setor automóvel mais admirada no mundo, pelo sexto ano consecutivo.

O índice de notoriedade que é publicado pela americana Fortune visa distinguir as grandes empresas mundiais que se destacaram no seu ramo de atividade ao longo de um ano. E o fabricante japonês aparece na posição 30, bem cotado entre as 50 maiores referências da indústria na atualidade. A gigante Apple é a n.º1.

Nesta mais reduzida lista de empresas-modelo analisadas por aquela publicação, apenas mais um fabricante de automóveis mereceu referência na edição-2020 do “World’s Most Admired Companies”: a BMW, na posição 32 da tabela dos mais admirados.

Os fabricantes de automóveis no ‘top500’

A revista Fortune elabora um ranking mais alargado que mede a reputação corporativa de 500 companhias mundiais de topo, com o apoio na consulta de um painel de altos executivos de empresas e analistas de indústria mais reputados. A ideia é avaliar todos os parâmetros que se consideram fundamentais para sucesso empresarial, sem esquecer itens tão valorizados atualmente como a responsabilidade social e ambiental.

No índice “Fortune Global 500”, a Tesla aparece na posição 293, como a 8.ª marca automóvel mais admirada, atrás de Toyota (30), BMW (32), Daimler (115) General Motors (147), Honda Motor (158) e Hyundai Motor (165), mas à frente da Volkswagen, este ano no lugar n.º 313.