A tradição dos ‘Art Cars’ na BMW já é longa, tendo nascido em 1975 por iniciativa do piloto e aficionado pela arte Hervé Poulain que, em parceria com o fundador da divisão desportiva da BMW, Jochen Neerpasch, comissionaram um exemplar especial ao artista Alexander Calder. A abordagem mais recente destes carros em formato de tela tão especial foi dada por Jeff Koons, que decorou a seu gosto uma série limitada de Série 8.

O ‘THE 8 X JEFF KOONS’ trata-se de uma edição exclusiva de apenas 99 exemplares do M850i xDrive Gran Coupé com a chancela de Jeff Koons como resultado de diversos anos de colaboração. Este modelo será apresentado ao grande público na próxima edição do Frieze Los Angeles, uma feira de arte internacional da qual a BMW é parceira de longa data.

“A minha edição do BMW Série 8 é o meu carro de sonho! É muito especial para mim e há muito que eu queria criar um BMW de edição especial há muito tempo. É desportivo e chamativo ao mesmo tempo que é minimalista e conceptual. Mal posso esperar por conduzi-lo e viajar nele e espero que as pessoas possam desfrutar do Gran Coupé tanto quanto eu”, afirmou Koons, autor deste modelo que presta homenagem ao movimento ‘Pop!’ repleto de cor e dinamismo.

“A cor azul recorda-me a vastidão do espaço e gosto da ideia de um carro ser um modelo global. Aquilo que interessa é a forma como nos relacionamos uns com os outros e a nossa consciência de tudo o que nos rodeia. Para o condutor e para os passageiros, há um sentido de prazer reforçado. Isto é o que o meu carro tem para oferecer”, acrescentou o artista.

Também o CEO da marca bávara, Oliver Zipse, explicou que “trabalhar novamente com o Jeff Koons inspirou-nos a todos – desde a nossa sede até às nossas fábricas na Alemanha. Nunca antes na história da nossa companhia um BMW tinha sido criado com um tamanho esforço de design como o ‘THE 8 X JEFF KOONS’. É uma ‘escultura rolante’ que não só vai ser exposta como um item de colecionador em museus, mas também vai adornar as estradas como um verdadeiro BMW”.

Para se obter este resultado final, a BMW adianta que foram combinadas 11 cores exteriores, desde o azul ao prateado, com apenas quatro carros pintados por cada semana. O interior é igualmente pautado por bastantes cores e materiais de topo, como couro e uma tampa para o porta-copos que conta com a assinatura do artista. Os bancos apresentam cores vermelho e azul, refletindo um universo dos heróis de banda desenhada.

No total, só no exterior, foram gastas mais de 200 horas de trabalho manual por parte de profissionais especializados do Grupo BMW nas fábricas de Dingolfing e de Landshut, onde as amostras de cor foram várias vezes aplicadas com recurso a lupas.

Cada veículo conta com um certificado assinado por Koons, além da assinatura de Zipse, tendo o artista desenhado também a capa do manual de instruções.

A primeira criação de Koons em parceria com a BMW foi um M3 GT2 Art Car que competiu na edução de 2010 das 24 Horas de Le Mans, tendo sido revelado no Centre Pompidou, em Paris.

Leilão para causas solidárias

Inicialmente, o ‘THE 8 X JEFF KOONS’ estará em exposição ao público no Rockefeller Plaza de Manhattan antes de um veículo da edição, assinado na tampa da bagageira por Jeff Koons, ser leiloado pela Christie’s, em Nova Iorque, a 4 de abril. Todas as receitas da licitação vencedora irão para o International Centre for Missing & Exploited Children (ICMEC). Jeff Koons tem estado pessoalmente envolvido com esta ONG sem fins lucrativos há mais de duas décadas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.