A aplicação de caixas manuais em automóveis com motores elétricos é algo que, do ponto de vista técnico, é possível de concretizar, mas se os construtores trabalham nessa hipótese, resta saber se a mesma tem procura suficiente para se tornar uma realidade num modelo de produção em série. Neste sentido, a Lexus, marca do grupo Toyota, ensaiou um protótipo elétrico com caixa manual.

O debate começa agora a tornar-se mais comum. Se as caixas manuais deverão conhecer o seu final ainda antes dos motores de combustão interna, há ainda quem deseje manter esse estímulo na condução para quem procura mais entrosamento com o veículo.

No caso em apreço, a Lexus aplicou uma caixa manual a uma unidade especialmente alterada do UX 300e, SUV compacto totalmente elétrico, não faltando a alavanca da caixa e até o pedal da embraiagem para simular de forma mais concreta o controlo de cada velocidade. Para o efeito, é criada uma faixa de rotações simulada para o motor elétrico, à qual o condutor precisa depois de prestar atenção para passar de mudança.

O vídeo partilhado pela EVO revela precisamente essa circunstância de um UX 300e de caixa manual com uma sonoridade artificial a simular um motor a gasolina para dar ao condutor uma sensação mais concreta de velocidade e de rotações. A ideia será a de, potencialmente, vir a dotar os veículos elétricos mais desportivos de um conceito simulado de caixa manual para chamar a atenção de todos os condutores que pretendem maior diversão ao volante.

Este desenvolvimento surge em linha com uma outra notícia revelada anteriormente de que a Toyota terá patenteado um esquema de transmissão manual para veículos elétricos (de acordo com o fórum BZforums.com), criando as tais faixas de rotações de forma artificial através do motor elétrico, com um pedal de embraiagem também disponível para simular todo o processo mais tradicional.

No entanto, pelo que se sabe, não são muitas as marcas a apostarem nesta ideia. A Honda, por exemplo, já indicou que não tem interesse em aplicar caixas manuais artificiais em automóveis elétricos, acreditando que será possível recuperar o entusiasmo de condução por outras vias.

Ainda de forma curiosa, tal como o UX 300e do vídeo, existem também algumas marcas que parecem empenhadas em não deixar cair o som dos motores de combustão durante a condução elétrica. A Abarth, ao anunciar o seu primeiro modelo 100% elétrico, indicou que será possível equipar o 500e com um Gerador de Som que emula a sonoridade de um motor de combustão, algo que é inerente à marca do escorpião.

Já outras marcas, como a Audi, garantem que não o pretendem fazer, por considerar que não é isso que as pessoas desejam num elétrico de nova geração.