M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quando é que vai surgir um carro voador feito por um grande construtor? De acordo com Elon Musk, é já no próximo ano, quando o Tesla Roadster chegar ao mercado. Isto porque, de acordo com o chefe máximo do construtor americano, o novo desportivo elétrico vai estar equipado com um pacote técnico que lhe vai permitir voar sobre o chão.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Musk já tinha anunciado antes que o Tesla Roadster ia ter um pacote de equipamento adicional com a designação SpaceX e que “ia ser do outro mundo”. Afinal, não era uma piada nem um eufemismo, era mesmo literal, pois a pacote SpaceX vai usar tecnologia dos foguetões usados para transportar material ao espaço.

O Tesla Roadster não vai voar, mas vai planar, um pouco como o DeLorean no final do filme Regresso ao Futuro 3. Mas levantar as rodas do chão já vai servir para ser um Tesla voador.

Para poder levantar as rodas do chão, o Tesla Roadster SpaceX usa dez propulsores de gás frio dos foguetões, expelindo ar a alta pressão para o chão a partir de um tanque montado atrás dos bancos traseiros e redirecionado para vários pontos por baixo da carroçaria. Deste modo, o carro americano vai ser capaz de levantar as rodas do chão de forma uniforme. Quanto tempo é que vai poder aguentar no ar, e quanto é que custa recarregar os tanques com ar comprimido para a próxima vez que quiser andar de carro voador, é o que ainda falta explicar.

Musk também foi evasivo sob a questão da legalidade do sistema, que pode fazer com o que o Tesla Roadster seja classificado como uma aeronave, pelo que necessitaria de mais do que uma carta de condução. Para o chefe da Tesla, é legal até que alguém o decida proibir.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.