Modelo icónico para a Suzuki, o Jimny, pequeno todo-o-terreno com motor 1.5 atmosférico a gasolina, será um dos que terão vida encurtada na Europa com a entrada em vigor das novas metas de emissões poluentes no Velho Continente.

Com cada marca a ser sujeita a uma multa em caso de incumprimento das metas de emissões de CO2 já a partir de 2020, são cada vez mais aquelas que fazem ajustes à sua gama com vista à minimização do impacto financeiro para os seus grupos.

Este é também o caso da Suzuki, que irá deixar de comercializar o Jimny na Europa em 2020 assim que se esgotar a produção destinada pela fábrica ao continente europeu. A razão prende-se com a média de emissões de CO2 daquele automóvel, que embora recente, nas contas à média de emissões da marca japonesa, levaria a um maior peso nas multas a pagar.

O atual Jimny com motor 1.5 atmosférico tem um intervalo de emissões entre os 154 g/km e os 170 g/km nos casos de caixa manual ou automática, respetivamente, o que fica bastante acima da média estabelecida para a Suzuki, que é de 90,3 g/km (a média da indústria é de 95 g/km de CO2, porém). Contactada pelo Motor24, fonte oficial da marca confirmou a decisão de afastar o Jimny da Europa ao longo de 2020, aproveitando ainda o stock de produção que lhe está reservado.

Regresso à vista

No entanto, em 2021, o modelo deverá regressar ao mercado da Europa como veículo comercial de dois lugares, aproveitando os limites menos restritivos aplicados a esses veículos e o facto de não contarem para a média das emissões dos veículos de passageiros da Europa.

Recorde-se que a gama europeia da Suzuki irá ser atualizada em 2020 com uma série de novos motores e soluções híbridas de 48 volts que irão ajudar a baixar as emissões poluentes da marca na Europa. Mas, não se sabe ainda se o Jimny poderá, no futuro, vir a contar com essas tecnologias.

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