A Volvo ES90, a primeira berlina 100% elétrica da marca, juntar-se-á ao EX30 Cross Country, uma versão todo-o-terreno do best-seller 100% elétrico, que será apresentada nos próximos dias.
Ao portfólio da marca sueca, juntar-se-á ainda um híbrido plug-in específico para o mercado chinês. Dois modelos da atual gama da Volvo serão alvo de uma renovação.
A Volvo planeia fazer 10 lançamentos nos próximos dois anos e assim expandir o seu portfólio. Dois novos modelos terão como base a plataforma SPA3, que usará a mesma técnica de produção de megacasting em que a Tesla foi pioneira.
A marca está já a preparar uma continuação do crossover elétrico Volvo EX30 e planeia iniciar a fase de testes do EX60, o primeiro modelo baseado na plataforma SPA3.O SUV elétrico será construído como protótipo este ano, estando o seu modelo de produção previsto para 2026, juntamente com os outros dois modelos baseados na SPA3 anunciados na apresentação aos investidores.
A Volvo anunciou as novidades durante a apresentação dos resultados financeiros relativos a 2024, ano em que voltou a bater o recorde de vendas, com 763.389 unidades, mais 8% do que em 2023, que já tinha sido o melhor da história da marca.
O ano passado foi mesmo o melhor de sempre para a marca sueca nos seus 98 anos. Em 2024, a Volvo não apenas teve o maior volume de vendas a retalho, como também as maiores receitas e lucro operacional da sua história.
Jim Rowland, o CEO da marca sueca, afirma que 2025 será um ano desafiante “devido à multiplicidade de desafios competitivos e geopolíticos”.