ES90: Berlina 100% elétrica da Volvo chega este ano

10/02/2025

A Volvo vai lançar a sua primeira berlina 100% elétrica até ao final do ano, revelou a marca. Em 2025, a Volvo vai lançar 3 novos modelos e 2 facelifts de automóveis já na sua gama.

 

A Volvo ES90, a primeira berlina 100% elétrica da marca, juntar-se-á ao EX30 Cross Country, uma versão todo-o-terreno do best-seller 100% elétrico, que será apresentada nos próximos dias.

Ao portfólio da marca sueca, juntar-se-á ainda um híbrido plug-in específico para o mercado chinês. Dois modelos da atual gama da Volvo serão alvo de uma renovação.

A Volvo planeia fazer 10 lançamentos nos próximos dois anos e assim expandir o seu portfólio. Dois novos modelos terão como base a plataforma SPA3, que usará a mesma técnica de produção de megacasting em que a Tesla foi pioneira.

A marca está já a preparar uma continuação do crossover elétrico Volvo EX30 e planeia iniciar a fase de testes do EX60, o primeiro modelo baseado na plataforma SPA3.

O SUV elétrico será construído como protótipo este ano, estando o seu modelo de produção previsto para 2026, juntamente com os outros dois modelos baseados na SPA3 anunciados na apresentação aos investidores.

A Volvo anunciou as novidades durante a apresentação dos resultados financeiros relativos a 2024, ano em que voltou a bater o recorde de vendas, com 763.389 unidades, mais 8% do que em 2023, que já tinha sido o melhor da história da marca.

O ano passado foi mesmo o melhor de sempre para a marca sueca nos seus 98 anos. Em 2024, a Volvo não apenas teve o maior volume de vendas a retalho, como também as maiores receitas e lucro operacional da sua história.

Jim Rowland, o CEO da marca sueca, afirma que 2025 será um ano desafiante “devido à multiplicidade de desafios competitivos e geopolíticos”.

“2025 será um ano de transição”, afirmou Jim Rowan. “A indústria automóvel mundial enfrenta várias incertezas: cíclicas, estruturais, transformacionais e geopolíticas. Temos navegado neste ambiente melhor e mais rapidamente do que muitos dos nossos pares, mas nós e o resto da indústria seremos severamente testados este ano. Ao mesmo tempo, temos de manter os olhos bem postos no caminho a seguir e não sacrificar o futuro no altar do presente. Por outras palavras, temos de ser prudentes, diligentes e disciplinados durante um 2025 turbulento, ao mesmo tempo que preparamos o caminho para as nossas ambições a longo prazo.”