A ofensiva elétrica da Audi está prestes a conhecer mais uma etapa, com a revelação em meados de abril do novo SUV 100% elétrico, que promete dimensões exteriores curtas, mas espaço a bordo de um segmento superior. O novo SUV da marca dos quatro anéis será também o primeiro a apresentar uma solução de realidade aumentada ao condutor durante a condução.

A marca alemã prossegue em força na área da eletrificação, estando prestes a juntar o Q4 e-tron à sua gama de modelos elétricos, na qual já se encontram o e-tron quattro ou e-tron GT. O Motor24 marcou presença numa conferência virtual exclusiva para ficar a conhecer todos os atributos interiores deste novo modelo, com as primeiras indicarem claramente um modelo proposto para um segmento premium compacto.

O novo Q4 e-tron promete espaço de níveis superiores a bordo, tirando partido da compactação de elementos elétricos na plataforma MEB que permitem libertar área interior ao colocar as rodas mais nos extremos com projeções curtas para manter as dimensões mais compactas (4590 mm de comprimento, 1865 mm de largura e 1613 mm de altura). De acordo com os dados avançados pela Audi, este Q4 e-tron oferece 2760 mm de distância entre eixos.

Com um banco traseiro 7 cm mais elevado do que os lugares da frente, a Audi garante, ainda assim, que a altura interior e o espaço para as pernas não é comprometido, permitindo, dessa forma, que adultos se instalem confortavelmente, mesmo no caso de maior estatura. Além disso, a criação de espaços de arrumação foi outro dos atributos trabalhados pela Audi, havendo um total de 24,8 litros em espaços disponíveis no habitáculo, exemplificados por uma consola central flutuante ou por um local de arrumação nas portas para garrafas. Quase que se poderia dizer ‘Simply clever’… Na bagageira, a Audi aponta para 520 litros com os cinco bancos utilizáveis, chegando a quase 1490 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Abordando a questão do espaço a bordo, Christian Daum, gestor de produto da Audi, explica que este novo Q4 e-tron tem quase o mesmo espaço interior do Q7, sendo esse um argumento importante para convencer os clientes da marca a optarem por esta nova abordagem elétrica. Para o volante há três opções distintas, com a versão de topo a dispor de bases planas e patilhas atrás para controlar a função de regeneração da energia cinética. Para um visual mais tecnológico e avançado, o volante dispõe de botões táteis iluminados.

Ainda no tema do interior, Chan Park, designer da Audi, explicou que o objetivo foi criar uma experiência surpreendente, “uma impressão totalmente nova”, em que a iluminação também ganha relevância para uma sensação mais espaçosa do interior.

Por outro lado, em acrescento ao painel de intrumentos digital de 10.25 polegadas, o novo Q4 e-tron conta também com um ecrã central ligeiramente orientado para o condutor, naquele que é o maior ecrã tátil alguma vez produzido num dos automóveis da Audi, podendo chegar às 11.6 polegadas na versão mais ‘larga’ disponível. O sistema MMI touch de base tem 10.1 polegadas. Mais abaixo, na consola central, há uma componente quase escultural de joia, oferecendo uma sensação de maior qualidade visual, que se conjuga com os novos materiais disponíveis e utilizados, incluindo garrafas de plástico reciclado para uma ideia de maior sustentabilidade. Ainda no capítulo da funcionalidade tecnológica, o Q4 e-tron responde a comandos vocais para algumas funções, bastando ao ocupante dizer ‘Hey Audi’ para que execute alguns procedimentos.

Conforto desportivo

Os bancos dianteiros representam a tecnologia mais avançada para a marca, integrando airbags centrais para impedir que os ocupantes batam com as suas cabeças, limitando assim os riscos de lesões cerebrais graves. Além disso, os bancos podem ter ajuste elétrico, ajuste lombar e aquecimento. Em prol da diferenciação, a Audi coloca à disposição do cliente dois tipos de bancos dianteiros, juntando-se aos de série os bancos desportivos com encostos de cabeça integrados. Há ainda diversas opções de cores para o interior, com nove pacotes de equipamentos à escolha, cinco dos quais para a versão base e quatro para o interior S line.

As diferenças estão, basicamente, nas soleiras das portas, opções de cor interior, materiais dos encostos de braços e no forro do tejadilho. Todos os pacotes de equipamentos opcionais incluem luz ambiente LED em branco ou, em alternativa, com múltiplas cores. Alguns elementos são exclusivos do equipamento S line interior: as soleiras iluminadas das portas, os pedais desportivos, o forro preto do tejadilho, a letra ‘S’ gravada nos bancos ou o volante em pele perfurada com pespontos contrastantes e insígnia ‘S’.

Realidade (muito) aumentada

Mas, um dos grandes destaques da apresentação do interior do novo Q4 e-tron foi o da componente tecnológica, sobretudo no que diz respeito à integração de sistema de realidade aumentada no modelo. Possível apenas pela arquitetura 100% elétrica que necessita de menos espaço para os componentes do motor em comparação com um motor térmico convencional, este Audi ‘desvenda’ novas dimensões com sobreposição de elementos no campo de visão do condutor, fornecendo-lhe segurança e comodidade na condução, graças a uma sensação de distância simulada de 10 metros na frente do condutor (dependendo da situação, poderá ter uma distância simulada mais longa).

Em foco no funcionamento deste sistema estão as suas competências em termos de assistência durante a navegação e de segurança na viagem, com indicações ‘flutuantes’ no campo de visão do condutor a alertarem-no, por exemplo, para as linhas tracejadas da sua via – alertando-o se estiver a sair da mesma – ou como assistente durante o cruise control adaptativo, mostrando por exemplo a distância para o veículo precedente e alertando, uma vez mais, caso se aproxime em demasia. Por outro lado, na navegação, o sistema apresenta setas dinâmicas para mostrarem o caminho, com a Audi a referir que a ideia é que fosse como um drone que vai à frente a indicar o percurso. O final do trajeto é assinalado por uma bandeira de xadrez.

O sistema de realidade aumentada foi feito exclusivamente pela Audi, com um software responsável por agregar informação de todo o veículo, extrapolar os dados e apresentar a imagem no Head-up display para que o cliente o veja. Com um tamanho considerável – os responsáveis da Audi apontam mesmo para um “tamanho semelhante ao de uma caixa de cerveja”, não estará num carro de combustão interna. O sistema deverá ser opcional no Audi Q4 e-tron.

A sua chegada ao mercado nacional está agendada para o próximo mês de maio, embora a apresentação tenha lugar um mês antes. O modelo terá preços a partir dos 44.770€.

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