Numa indústria automóvel cada vez mais segmentada e especializada, os construtores vão cada vez mais longe na ânsia de oferecerem novas escolhas de personalização para os seus automóveis. É o caso da BMW e da sua divisão de personalização Individual, que concebeu um M850i com recurso a elementos tão particulares como… fragmentos de meteoritos.

Honrando a ligação muito especial do Homem ao espaço, que sempre foi abordado com ambição de exploração pela Humanidade, a marca bávara utilizou um dos seus novos coupés desportivos para incorporar elementos verdadeiramente únicos, como é o caso dos fragmentos de meteoritos que são incluídos no habitáculo, naquilo que a BMW apelida de um carro com materiais que são extraterrestres.

O M850i xDrive Night Sky exerce assim um elo de ligação com o fascínio estelar, havendo restos trabalhados de meteoritos a adornarem a consola central, junto à alavanca da caixa e aos demais comandos, como o controlo rotativo do sistema iDrive. Estilizado, este revestimento remete para um ambiente mais exclusivo, sendo aplicado ainda nas soleiras das portas, também com inscrição iluminada. O trabalho feito neste material foi levado a cabo pela BMW em parceria com investigadores do Instituto Max Planck (Sociedade Max Planck para o Progresso da Ciência) no campo da Física Extraterrestre.

O revestimento de meteorito foi moldado de forma a replicar o padrão de objetos extraterrestres, especificamente o denominado Widmanstätten que se encontra nas superfícies daqueles objetos espaciais.

Segundo a BMW, “a estrutura estritamente geométrica, com as suas linhas retas, tem a aparência de cristais de gelo e torna-se visível quando determinados tipos de meteoritos de ferro são polidos ou colocados em contacto com compostos ácidos”. A sua formação decorre de arrefecimento lento, impossível de ser replicado na Terra. Esse mesmo revestimento espacial encontra-se noutros elementos exteriores, como as capas dos espelhos retrovisores, splitters dianteiros e tomadas de ar dianteiras, além de ser visível nas ‘guelras’ laterais. Os discos de travão dispõem de sistema concebido pela divisão desportiva M Motorsport, com maxilas de travão 30% mais leves do que os modelos convencionais, graças a impressão 3D.

No interior, os bancos têm indicação BMW Individual nos encostos de cabeça, em pespontos cosidos à mão. A cor exterior é especial com combinação de dois tons: a cor base foi a preta (não metalizada), a que se sobrepôs uma camada de Azul Metalizado San Marino e três camadas de verniz com diversos pigmentos variáveis.

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