Há já vários anos que a Ferrari abandonou as caixas manuais em favor de caixas automáticas cujo ‘pedigree’ advém diretamente da experiência da Fórmula 1. Porém, há quem tenha os recursos e o desejo de equipar os automóveis mais modernos da marca italiana com uma caixa manual, ainda que não a título oficial.

A Modificata, uma companhia americana especializada no restauro de automóveis da Ferrari, levou a cabo um trabalho de conversão de um 458 Speciale de caixa automática para uma unidade manual com esquema em ‘H’ que era utilizado nos modelos antigos da marca italiana.

Num vídeo publicado no Youtube, a Modificata apresenta este seu projeto como um trabalho de dedicação que “demorou muito tempo a fazer”. A razão é simples: todo o sistema de caixa automática do 458 Speciale teve de ser removido, o que incluiu as patilhas atrás do volante que são usadas para controlo manual/sequencial das mudanças.

Por outro lado, sem indicar números ou dados concretos, a empresa indica ainda que um dos benefícios desta troca passou pela redução de peso.

Além disso, em matéria de desenvolvimento, houve também que adaptar o motor para usar uma caixa de seis velocidades em vez da de sete com que foi produzido, naquele que foi um desafio adicional.