O Nissan Re-Leaf é uma versão especial do popular elétrico japonês para atuar como veículo de apoio em situação de catástrofes, apto a evoluir em todos os tipos de terrenos, incluindo em áreas de desastres naturais.

O protótipo está adaptado para poder tornar-se num enorme gerador móvel, equipado com duas tomadas exteriores à prova de água, com 110 e 230 V, e uma terceira com menos potência instalada na mala, o suficiente para fornecer a energia elétrica necessária para abastecer uma casa europeia durante seis dias. Os responsáveis da Nissan referem ainda que o Re-Leaf está também pensado para alimentar um martelo pneumático ou ferramentas médias, como um respirador artificial durante aproximadamente 24 horas.

“Protótipos como o Re-LEAF mostram a possível aplicação dos veículos elétricos no apoio a desastres e demonstram que uma tecnologia mais inteligente e mais limpa pode ajudar a salvar vidas”, explicou Helen Perry, responsável pelos veículos elétricos da Nissan Europe.

Além do sistema elétrico reforçado, este Leaf de emergência está modificado para chegar a locais de difícil acesso, dispondo de altura ao solo 70 mm mais alta e vias mais largas na dianteira (9 cm) e na traseira (13 cm).

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.