Estes são os carros que mais desvalorizam ao fim de cinco anos

A esmagadora maioria dos automóveis inicia o processo de desvalorização no momento em que abandona o concessionário, podendo perder até três quartos do seu valor logo nos primeiros anos de existência. Os estudos mais recentes indicam que os modelos equipados com motores a gasolina e a gasóleo são aqueles que desvalorizam mais rapidamente, enquanto os automóveis elétricos ou com sistema de propulsão híbrido tendem a manter valor comercial mais alto e durante mais tempo.

Em suma, todos os veículos automóveis desvalorizam, uns mais que outros. Num relatório agora publicado pelos americanos do iSeeCars.com conclui-se que, no lado de lá do Atlântico, um automóvel perde em média metade do seu valor ao fim dos primeiros cinco anos, mas existem modelos que chegam a perder mais de 70% do seu valor nesse período.

O estudo incidiu sobre um universo considerável de 6,9 milhões de automóveis novos vendidos em 2014 e cerca de 800 mil usados com matrícula desse mesmo ano, comercializados entre janeiro e outubro de 2019. E estes foram os modelos que mais desvalorizaram ao fim dos primeiros cinco anos: