McLaren, Lamborghini, Ferrari, Lancia, Bugatti têm os carros mais bonitos do mundo, e está provado cientificamente. O site Click4Reg, gigante agregador de matrículas no Reino Unido, aplicou a chamada Proporção Áurea ao design de 50 automóveis icónicos, para medir a sua beleza.

A Proporção Áurea é a fórmula criada desde a Grécia Antiga para encontrar o ideal de beleza, através de equações matemáticas que avaliam a simetria da localização de vários elementos de um corpo ou de um rosto. Copiando o famoso método dos mestres renascentistas, a empresa britânica aplicou o chamado “número de ouro” aos automóveis, para encontrar os mais belos do mundo.

E, de acordo com este estudo, o McLaren F1 é o modelo que está mais perto de alcançar as “proporções perfeitas”.

Todos os veículos foram mapeados na imagem frontal de cada veículo, avaliando a proporção entre a altura e a largura e aspetos como o posicionamento de desenho dos faróis, para-brisas e espelhos retrovisores. Segundo a lista da Click4Reg, o McLaren de 1994 apenas se desvia um 0,02 do número áureo (que é de 1,618) e obtém a diferença percentual mais baixa de todos os carros analisados (1.33%).

Nas proporções certas

O superdesportivo britânico, com uma largura de 1.820 mm para apenas de 1.140 mm em altura, ao estatuto de obra tecnológica soma o título de desenho quase perfeito.

O segundo carro mais bonito do mundo segundo a ciência é o Lamborghini Miura de 1970. Com uma largura de 1.760 mm e 1.067 mm em altura, o carro italiano desvia-se apenas 1,94% do ideal de beleza ditado pela proporção áurea, que permite classificar o Ferrari TR 250 de 1957, com uma diferença percentual de 2,36%, no último patamar do pódio.

O ‘spyder’ italiano, com uma largura de 1.523 mm e uma altura de 964 mm, foi desenhado para satisfazer os requisitos da competição, com a imposição da cilindrada máxima de 3 litros para as 24 Horas de Le Mans e para o Campeonato do mundo de Resistência. Foi campeão nas pistas e também no estilo.

Em quarto lugar encontra-se o Lancia Stratos de 1974, com um desvio de 2,56% sobre o número áureo. O coupé com 1.750 mm de largura e 1.110 mm em altura, desenhado por Marcello Gandini na Bertone está posicionado à frente do Bugatti Chiron de 2017, que completa o ‘top5’ dos mais belos da indústria.

Com uma largura avantajada de 2.038 mm e 1.212 mm em altura, o superdesportivo francês só foge 3,92% ao ideal de beleza.

Concorda com este ranking? Que outra beldade colocaria no ‘top5’ sem hesitar?

 

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