Evija: O colosso elétrico da Lotus com 2000 CV de potência

18/07/2019

A Lotus entra na guerra dos hiperdesportivos elétricos com vontade de deixar tudo e todos para trás, com o Evija a ser apresentado como o modelo de produção em série mais potente de sempre: nada mais, nada menos do que 2000 CV de potência, naquele que é um valor esperado pela marca britânica.

Colin Chapman, fundador da marca, sempre entendeu que o caminho a seguir seria o de rivalizar com as outras marcas através da técnica do baixo peso, mas certamente que ficaria encantado com o progresso tecnológico que lhe permitiria oferecer cerca de 2000 CV de potência máxima num dos seus carros. O Evija, o primeiro hipercarro da marca britânica, foi apresentado em Londres perante uma grande plateia de convidados e potenciais interessados, dispondo de credenciais capazes de chamar a atenção pela exuberancia.

O sistema motriz elétrico, composto por quatro motores, foi desenvolvido em parceria com a Williams Advanced Engineering, braço de engenharia da conhecida equipa de Fórmula 1, ao passo que a bateria está montada em posição central logo atrás dos dois lugares em honra dos princípios dourados da Lotus. A marca britânica afirma que “este sistema altamente eficiente é o mais leve e de maior densidade energética alguma vez montado num carro”.

Além da potência estimada, a aceleração dos zero aos 100 km/h deverá demorar menos de três segundos, para uma velocidade de ponta acima dos 320 km/h. Contará cinco modos de condução, entre o ‘Range’ (para primazia da autonomia), ‘City’, ‘Tour’, ‘Sport’ e ‘Track’ (este para máximo proveito em pista).

Porquê Evija?

A denominação Evija terá surpreendido alguns dos admiradores da Lotus, tendo em conta que o nome provisório era Type 130 em honra ao próprio legado histórico da marca de Hethel. No entanto, a Lotus explicou que o nome Evija deriva de variações de Eve – Eva, em português –, simbolizando o ‘primeiro em existência’, com a marca a apostar no paralelismo com o facto de querer vir a ser pioneira com este modelo de grande exclusividade.

A sua agilidade beneficiará de um conjunto de baixo peso graças à utilização de fibra de carbono na construção do monocoque (estrutura onde assentará a grande maioria dos componentes do veículo), que lhe permite assim marcar ‘apenas’ 1680 kg. No habitáculo, bastante inspirado no mundo da competição, terá bancos de estilo ‘bacquet’ e volante multifunções, por exemplo, além de dispensar algumas das comodidades usuais para baixar o peso.

Entre os muitos elementos de destaque deste modelo está o cuidado aerodinâmico, notando-se grande preocupação em melhorar a passagem do ar pela carroçaria, motivando mesmo a abertura de canais volumosos junto às rodas traseiras para o escoamento do ar e ao mesmo tempo, produção de carga aerodinâmica, tarefa a que se junta na traseira o grande difusor.

Desenhado e produzido de forma artesanal nas instalações de Hethel, no Reino Unido, o Lotus Evija terá uma autonomia estimada em modo elétrico de 400 quilómetros, não menosprezando também a parte da tecnologia. Exemplo disso é o anunciado sistema inédito de iluminação laser.

Quem quiser adquirir este modelo, terá de gastar cerca de dois milhões de euros (mais impostos), dispondo de uma extensa lista de personalização e de programas para os clientes. No entanto, a sua produção será limitada a apenas 130 exemplares – número que evoca a sua designação de código no desenvolvimento, Type 130. Os interessados neste modelo terão de deixar um depósito de 250 mil libras para garantirem uma reserva em seu nome.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.