Para sublinhar, uma vez mais, a identidade absolutamente italiana da Maserati, as cores escolhidas para o lançamento da coleção Trofeo são as da bandeira do país: verde para o Quattroporte, branco para o Levante e vermelho para o Ghibli, que se combinam com os cromados polidos e com as aplicações em vermelho brilhante para aparência mais agressiva
A Maserati propõe uma nova interpretação das suas berlinas através da introdução do motor V8. Os Ghibli e Quattroporte Trofeo contam com o V8 bi-turbo de 3.8 litros, com uma potência de 580 CV às 6250 rpm e um binário máximo de 730 Nm.
O motor, tal como no Levante Trofeo, é construído na fábrica da Ferrari, em Maranello, segundo as especificações da Maserati, e foi modificado e desenvolvido para as duas berlinas de tração traseira. Ainda que seja uma completa novidade no Ghibli, o motor V8 foi já utilizado no passado no Quattroporte GTS, na sua versão de 530 CV. Hoje, o V8 de 580 CV está disponível nos novos Ghibli, Quattroporte e Levante Trofeo, em conformidade com as normas relativas a consumos e emissões.
O Ghibli Trofeo acelera dos zero aos 100 km/h em 4,3 segundos, enquanto o Quattroporte Trofeo faz igual exercício em 4,5 segundos. A velocidade máxima para ambos é de 326 km/h. Já no Levante Trofeo a aceleração é mais rápida dos zero aos 100 km/h (4,1 segundos) enquanto a velocidade máxima é de 302 km/h.
Tal como o Levante Trofeo, os novos Ghibli e Quattroporte Trofeo também incorporam o sistema de Controlo Integrado do Veículo (IVC), com uma configuração específica para dinâmica de condução melhorada e maior segurança ativa. As berlinas contam, ainda, com o botão ‘Corsa’ (corrida), que configura o automóvel para um estilo de condução ainda mais desportivo. Estando, também, incluído o Launch Control, função pela primeira vez introduzida no Levante Trofeo, para extrair todo o potencial do motor no arranque.Ainda que a assinatura distintiva de cada Maserati seja a sonoridade do seu motor, agora, a coleção Trofeo será ainda mais inconfundível na sua aparência, graças aos toques estilísticos especiais que caraterizam estes modelos de alta performance. Aqui incluem-se a grelha frontal com barras verticais duplas com acabamento Black Piano e a introdução da fibra de carbono nas molduras das tomadas de ar dianteiras e no extrator traseiro, para um efeito ainda mais agressivo.
Toda a coleção Trofeo distingue-se pelos detalhes vermelhos que caraterizam os perfis inferiores das emblemáticas saídas de ventilação laterais, assim como o raio no emblema do Tridente nos pilares C.
Existem importantes alterações na traseira do veículo, onde os grupos óticos foram totalmente redesenhados, contando com um perfil tipo boomerang inspirado no 3200 GT e no protótipo Alfieri. Quanto ao Ghibli Trofeo, o capot também foi redesenhado, dispondo de duas agressivas saídas de ventilação, para uma melhor refrigeração, tal como no Levante Trofeo.
A caracterização do Trofeo prossegue no interior, com um novo ecrã de bordo que exibe uma interface exclusiva quando é acionada a ignição, enquanto os encostos de cabeça ostentam a insígnia Trofeo com o nome em relevo. A exclusividade estende-se, também, aos revestimentos interiores, em pele natural Pieno Fiore de alta qualidade.
O sistema ADAS, de sistemas avançados de assistência ao condutor, evolui para incluir novas funções, e, graças ao Active Driving Assist, a função de condução assistida pode, agora, ser ativada em vias urbanas e estradas comuns.
Mais tecnologia de apoio
Também há a registar a introdução de novos avanços tecnológicos, como o assistente virtual MIA (Maserati Intelligent Assistant), e o ecrã multimédia com resolução melhorada e maiores dimensões – de 10.1” tanto no Ghibli Trofeo como no Quattroporte Trofeo, enquanto o Levante mantém o ecrã de 8.4”, devido ao espaço disponível, mas com resolução e gráficos melhorados. Adicionalmente, graças ao programa Maserati Connect, agora, a coleção Trofeo está permanentemente conectada, com um completo conjunto de serviços para simplificar a sua utilização.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS | LEVANTE TROFEO | GHIBLI TROFEO | QUATTROPORTE TROFEO |
Motor | V8 a 90° Twin turbo com injeção direta de gasolina (GDI) | V8 a 90° Twin turbo com injeção direta de gasolina (GDI) | V8 a 90° Twin turbo com injeção direta de gasolina (GDI) |
Cilindrada (cc) | 3799 | 3799 | 3799 |
Potência máxima (cv @ rpm) | 580 @ 6250 | 580 @ 6750 | 580 @ 6750 |
Binário máximo (Nm @ rpm) | 730 @ 2500-5000 | 730 @ 2250-5250 | 730 @ 2250-5250 |
Consumo em ciclo combinado WLTC (l/100 km) | 13,2-13,7 | 12,3-12,6 | 12,2-12,5 |
0-100 km/h (s) | 4,1 | 4,3 | 4,5 |
Velocidade máxima (km/h) | 302 km/h | 326 | 326 |
Distância de travagem 100-0 km/h (m) | 34,5 | 34 | 34 |
Caixa de velocidades | Automática ZF de 8 velocidades | ||
Transmissão | Tração integral inteligente Q4 com diferencial traseiro autoblocante | Tração traseira com diferencial autoblocante mecânico | Tração traseira com diferencial autoblocante mecânico |
Comp./Lar./Alt. (mm) | 5003 / 1968 / 1679 | 4971 / 1945 / 1461 | 5262 / 1948 / 1481 |
Distância entre eixos (mm) | 3004 | 2998 | 3171 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2170 | 1969 | 2000 |
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.