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Novo Ferrari de edição limitada: Velocidade furiosa com V12 de 830 CV

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A Ferrari revelou as primeiras imagens da sua mais recente edição especial e limitada com base no 812 Superfast, que conta com um motor V12 de 830 CV, o valor mais elevado para um automóvel de combustão interna da marca italiana. Os detalhes completos deste novo modelo serão revelados a 5 de maio num evento a ter lugar em Maranello.

Expressão máxima do conceito da ‘berlinetta’ de motor dianteiro, este modelo italiano reúne as credenciais que fizeram parte do legado da marca nos últimos 70 anos de competição, com a forma e função aliadas numa expressão desportiva singular. Este modelo será direcionado aos colecionadores e entusiastas da Ferrari, sendo concebido com a ideia de máxima eficácia na sua génese.

Ponto fundamental é o motor V12 com ‘v’ a 65 graus, com uma potência máxima de 830 CV às 9500 rpm, dispondo de novos materiais de ponta, redesenho de muitos dos componentes do motor, novo mecanismo de abertura das válvulas e novo sistema de escape, entre outras particularidades que fazem deste motor um tratado de engenharia.

Além disso, face ao 812 Superfast dispõe ainda de sistemas eletrónicos de assistência para melhorar o dinamismo e a performance (como a versão 7.0 do sistema Side Slip Control), com soluções como a direção independente às quatro rodas, para melhoria da precisão em curva. Também o peso foi bastante reduzido nesta versão com recurso à fibra de carbono no exterior e no interior, permitindo manter rigidez e tirar peso.

Aerodinâmica elaborada

Um dos aspetos mais determinantes deste novo Ferrari é o seu tratamento aerodinâmico, dispondo de um elaborado trabalho de aprimoramento, num trabalho conjunto entre os departamentos de engenharia e de design (com o Ferraru Styling Centre), procurando incrementar os níveis de carga aerodinâmica para níveis sem precedentes.

Assim, há novas tomadas de ar dianteiras, novo difusor traseiro, nova configuração dos escapes e um desenho patenteado de uma estrutura traseira em alumínio, com a remoção do óculo traseiro por troca com um painel com geradores de vórtices que aumentam a carga aerodinâmica, colocando a forma ao serviço da função.

Em conjunto com a lâmina de fibra de carbono que atravessa o capot, este elemento altera a perceção global dos volumes do veículo, tornando-se mais musculado e agressivo, ao mesmo tempo dando a impressão de maior compactação. O spoiler traseiro é igualmente mais elevado, com um desenho que reforça a sensação de largura.

Já o interior reflete muito do que se encontra no 812 Superfast, mantendo elementos como o tablier e os painéis das portas, embora estes tenham sido redesenhados para reduzir o peso.