A Ferrari celebrou em 2022 o seu 30º aniversário de presença na China com um Roma único especificado com uma série de elementos especiais graças ao programa ‘Tailor Made’ de modelos feitos à medida. Para criar este modelo desportivo único, a Ferrari inspirou-se na cultura e capacidade artesanal chinesas.

A criação deste Roma especial foi feita em colaboração com a designer chinesa Jiang Qiong’er através do programa especial de configuração ‘Tailor Made’, que fornece ao cliente diversas possibilidades de personalização para criar um automóvel verdadeiramente ao seu gosto e inigualável, não faltando até soluções criadas à medida de pedidos especiais.

O Roma das imagens apresenta assim uma inspiração na estética Chinesa e nos conceitos orientadis daquela cultura, celebrando não só o 30º aniversário desde que a primeira encomenda de um Ferrari foi colocada em Pequim, em 1992, mas também o início da quarta década de presença da marca italiana naquele país.

Assim, o Roma está pintado em duas cores contrastantes, a ‘Sanusilver Matte’ e a ‘Rosso Magma Glossy’, tonalidades prateada e vermelha, respetivamente, com esta última a ser uma homenagem ao vermelho carmim que é tradicional na China. As faixas que surgem através da carroçaria inspiram-se, por seu turno, na cerâmica da Dinastia Ming.

Conta ainda com soleiras das portas em fibra de carbono e uma placa especial no habitáculo com os caracteres chineses para o número ‘30’, produzida em ouro, que na cultura antiga chinesa simboliza saúde e sorte. Jiang Qiong’er concebeu também um conjunto especial de itens de ‘lifestyle’ que representam os pequenos prazeres da vida, incluindo quatro difusores de aroma, um para cada estação do ano, entre outros. Os itens estão arrumados discretamente no porta-luvas, encosto central de braço e na bagageira.

De resto, tecnicamente, o Roma mantém-se inalterado, recorrendo ao motor V8 bi-turbo de 620 CV e caixa automática de oito velocidades.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.