A Ferrari apresentou mais uma criação única feita a pedido de um cliente (‘one-off’), o SP48 Unica, que tem por base o F8 Tributo e recorre ao mesmo motor V8 biturbo, mas com um estilo bem mais agressivo. Apenas uma unidade será produzida.

O mais derradeiro modelo da gama especial ‘one-off’ da Ferrari pertence à lista de automóveis criados mediante os gostos e opções de um cliente, tendo sido criado pelo Centro de Estilo da Ferrari sob a batuta Flavio Manzoni, que é o responsável de desenho da marca de Maranello.

As suas linhas são bastante diferentes das do F8 Tributo, destacando-se a secção dianteira bastante afilada, com para-choques completamente redesenhado para oferecer um visual único. De acordo com a marca, um dos pontos principais do desenho deste modelo foi a utilização intensiva de técnicas de modelação paramétrica acompanhada por criação de protótipos 3D por fabricação aditiva que permitiu uma avaliação precisa das necessidades aerodinâmicas e de refrigeração.

Foi este processo que permitiu a criação da grelha dianteira com efeito tridimensional. Os faróis têm também um novo desenho, ao passo que as tomadas de ar para a refrigeração dos travões foram reposicionadas.

No plano gráfico, as transições entre o negro e o vermelho na carroçaria acentuam a sensação de dinamismo, com destaque para aquela que se verifica na transição entre as janelas, capot e tejadilho. Atrás, desaparece o óculo em vidro, parecendo assim ser esculpido a partir de um bloco sólido. Quando visto de perfil, a silhueta das janelas é a mesma das tomadas de ar.

Quando observado de cima, a marca destaca o trabalho estilístico e de contrastes entre as linhas que compõem a imagem do SP48 Unica.

O estudo de fluidez termo-dinâmica foi refinado para garantir o correto funcionamento térmico ao mesmo tempo que alcança um equilíbrio aerodinâmico eficaz para assegurar a sua eficiência e condução empenhada. Em comparação com o F8 Tributo, as maiores diferenças estão nas entradas de ar dianteiras no para-choques e sob o spoiler traseiro para refrigerar o motor. Cada tomada de ar tem uma rede mais profunda cuja orientação está otimizada em cada secção para maximizar o caudal de ar. Ou seja, o nível de detalhe vai muito além da simples configuração e colocação da tomada de ar no exterior.

A personalização do interior também foi evidente, embora a Ferrari não apresente imagens do habitáculo. Porém, conserva uma substancial identidade técnica com o F8 Tributo, embora exista uma diferenciação nos revestimentos e cores, com a utilização de Alcantara negra com perfurações feitas a laser para cobrir parte dos bancos, não faltando também apontamentos a vermelho e laranja. O seu desenho surge inspirado na mesma forma hexagonal das redes e do grafismo do tejadilho, dando um efeito de continuidade estética entre o exterior e o interior. Há ainda elementos em fibra de carbono mate, complementada com acabamentos em cinzento ‘Gunmetal’.

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