Fiat 500X Sport: Nova ‘contratação’ para jogar ao ataque

16/09/2019

A Fiat revelou uma nova variante do seu 500X, agora agraciada também com a designação Sport, para uma postura mais dinâmica reforçada pelo visual, mas também pela motorização, à qual pode corresponder o 1.3 FireFly Turbo de 150 CV e 270 Nm.

Depois das linhas Urban e Cross, agora entra em campo a Sport, que visa apelar a uma faixa de clientes europeus que pretende um SUV, mas que não quer abdicar de uma postura desportiva, algo que na Fiat era ainda uma ausência. Mas o 500X Sport foi sujeito a um ‘treino’ intensivo para surigr mais desportivo para fazer jus à sua denominação.

Em jogo apresenta-se uma renovada versão do 500X, SUV de dimensões compactas e de grande sucesso para a marca de Turim, trabalhada para celebrar também os 20 anos de cooperação com a Federação Italiana de Futebol.

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Assim, em linha com esse ideal, o local escolhido para revelar esta variante da família 500 foi a sede técnica daquela entidade, em Coverciano, Florença, brandindo um novo acerto de suspensão, altura ao solo reduzida em 13 mm e nova calibração da direção, para uma sensação mais dinâmica. Além disso, também no apartado da condução, nota para as jantes de 19 polegadas com pneus 225/40, assumindo um posicionamento na gama que até aqui não existia.

Visualmente, o 500X Sport revela maior agressividade geral, percetível por exemplo nos para-choques, saias laterais e spoiler superior na traseira, juntando-se ainda divesos detalhes em cinzento.

Jogador polivalente

A expressão futebolística pode ser aplicada aqui a este 500X Sport, uma vez que todos os motores estão disponíveis para esta linha, em combinação com tração dianteira. Estarão disponíveis quatro motorizações, duas a gasolina e duas a gasóleo. Nos primeiros, a escolha irá recair entre um 1.0 de 120 CV e caixa manual de seis velocidades e um 1.3 com 150 CV e caixa automática DCT de seis velocidades (com patilhas no volante opcionais). Entre os segundos, a marca italiana propõe dois Multijet, um 1.3 de 95 CV com caixa manual de cinco velocidades e um 1.6 com 120 CV e caixa manual de seis velocidades ou automática DCT de seis velocidades (também podendo receber patilhas no volante).

O chassis também exibe novidades na sua configuração, como já referido anteriormente, dispondo de novos amortecedores com tecnologia FSD (Amortecimento de Frequência Seletiva), que pretende melhorar o comportamento em curva. A marca aponta mesmo uma redução da subviragem (dificuldade de inserção em curva) em 26% e a sobreviragem (derrapagem da traseira) em 17%.

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