Fiat anuncia novo 500e com versão carrinha

No âmbito da conferência de imprensa da FCA dedicada à apresentação da estratégia para os próximos 5 anos, Sergio Marchionne anunciou que uma nova geração do modelo totalmente eléctrico Fiat 500e será lançada em 2020 e contará com uma versão carrinha que ressuscitará a insígnia Giardiniera.

O novo Fiat 500e integrará um dos quatros sistemas de propulsão eléctrica da FCA, cada um concebido em função de um segmento específico. O 500 Giardiniera, inspirado na versão carrinha original, estará equipado com sistemas híbridos juntamente com os modelos 500X e 500L.

O actual Fiat 500e (lançado em 2013) inclui um motor eléctrico capaz de debitar 111 cv (83 kW) de potência e desenvolver 200 Nm de binário. Uma bateria de iões de lítio de 24 kWh confere uma autonomia de 135 km.

O próximo 500e receberá um sistema de propulsão eléctrica adaptado à circulação urbana. Devido ao espaço limitado para a instalação do pack de baterias e ao carácter urbano do Fiat 500, a autonomia do 500e deverá ser inferior à de veículos eléctricos “mais sérios”, como por exemplo o Nissan Leaf.

O pequeno italiano fará parte do segmento de citadinos eléctricos, um segmento em crescimento que incluirá modelos como o primeiro Mini eléctrico (previsto para 2019) e o Honda Urban EV com uma autonomia de 250 km.

O enfoque na mobilidade eléctrica advém, em parte, da decisão da FCA em descontinuar o desenvolvimento de modelos diesel. Até 2020, modelos diesel deixarão de fazer parte do catálogo do construtor, serão substituídos por híbridos e híbridos plug-in, como será constatado com o lançando do novo Jeep Grand Cherokee em 2020.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.