A Fiat renovou o seu bem-sucedido Tipo, modelo de segmento C que passa a contar também com uma interessante variante mais aventureira, denominada Tipo Cross, dotada de maior altura ao solo e proteções de carroçaria. A par disso, todos os modelos da gama Tipo recebem novidades estéticas e tecnológicas.

Assumindo-se como um modelo de sucesso praticamente desde o seu lançamento na Europa pela conjugação de custo justo e bom conjunto de equipamento, o Tipo de nova geração (recuperando uma denominação histórica para a marca italiana) recebe agora uma renovação estética, tecnológica e técnica.

Na parte estética, um dos destaques está na grelha dianteira rejuvenescida com o nome ‘FIAT’ em destaque ao centro, recuperando também uma imagem mais antiquada. Os faróis também adotam nova imagem e tecnologia de iluminação LED, a que se junta ainda um para-choques retocado, novos farolins também com tecnologia LED e jantes com novos desenhos de 16 e de 17 polegadas.

No interior, há um novo painel de instrumentos com recurso a um ecrã de 7 polegadas, configurável e com diversas informações fornecidas ao condutor, juntamente com novo volante e novos revestimentos. Na consola central ganha destaque o ecrã tátil de 10.25 polegadas do sistema Uconnect 5, com novas funcionalidades.

No capítulo mecânico, o renovado Tipo conta com um novo motor 1.0 turbo de três cilindros com 100 CV de potência e 190 Nm de binário máximo (disponível logo às 1500 rpm), pertencente à família FireFly Turbo que a marca italiana aponta ainda como mais eficiente ao ser menos gastador e menos poluente (121 g/km de CO2 no protocolo WLTP). No lado dos Diesel, o motor 1.6 MultiJet continua em gama, mas também foi renovado, dispondo agora de uma potência de 130 CV, mais 10 CV do que anteriormente. Há ainda uma versão menos potente, com 95 CV de potência, apontada como mais ecológica.

Também há uma revisão completa dos elementos de segurança e das tecnologias de assistência à condução, com novidades como o Traffic Sign Recognition (reconhecimento de sinais de trânsito), o Assistente de Velocidade Inteligente, o Controlo de Manutenção na Faixa de Rodagem, o Assistente de Luzes de Máximos ou o Blind Spot Assist.

Cross: O Tipo ‘que faltava’

Associando-se ao grande ‘movimento’ dos modelos de estilo crossover, o Tipo ganha uma variante Cross com base na variante de cinco portas (a carrinha e a berlina não terão esta possibilidade), demarcando-se pela maior altura ao solo em 4 cm, graças a uma suspensão revista. Para complementar uma aparência mais robusta e versátil, a Fiat apresenta ainda uma série de proteções inferiores da carroçaria em plástico. O Tipo Cross monta ainda pneus de maiores dimensões para um visual mais robusto.

A nova gama evolui em torno de duas vertentes: a primeira ‘Life’ será declinada em três versões – Tipo, City Life e Life para as três carroçarias -, enquanto a ‘Cross’ será declinada em duas variantes – City Cross e Cross.

O novo Tipo deverá chegar ao nosso mercado no início de 2021.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.