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Foco na agilidade: BMW Série 2 Coupé entra na fase final de desenvolvimento

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A nova geração do Série 2 Coupé da BMW está já na sua fase final de desenvolvimento, prevendo-se o seu lançamento em breve. O objetivo é que este novo modelo seja mais dinâmico do que o anterior, mantendo níveis de conforto e de funcionalidade aprimorados para a condução quotidiana. O arranque da produção está agendado para o final do verão de 2021, esperando-se a sua chegada aos mercados pouco depois.

A fase final dos ensaios de desenvolvimento do novo Série 2 Coupé está focada no elemento dinâmico, com a BMW a avaliar a afinação do sistema motriz e da suspensão para utilização em estrada e pista. A marca bávara garante que este seu novo coupé desportivo contar com “ingredientes marcantes que são únicos no segmento compacto premium para obter uma experiência de condução desportiva e emocional”.

Entre os pontos destacados pela BMW estão o chassis com distribuição de peso de 50/50 e de maior rigidez torsional, a que se junta um motor de seis cilindros em linha na versão mais potente. Além disso, terá sistemas tecnológicos pensados para oferecerem um comportamento dinâmico mais ágil.

Essa sua agilidade tem sido afinada em diversos locais, incluindo no icónico e desafiante circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, sendo aí o local escolhido para desenvolver os acertos de suspensão, chassis, amortecimento, direção e travões em condições mais extremas. Adicionalmente, a BMW leva também a cabo ensaios em estradas públicas nos arredores de Munique e no centro de testes da marca, em Maisach, para garantir que as qualidades dinâmicas deste coupé poderão ser desfrutadas também no quotidiano e não apenas em condução mais agressiva.

Versão M de 374 CV no topo

A marca garante já a versão M de performances desportivas para o topo da gama, com o M240i xDrive Coupé a recorrer ao motor TwinPower Turbo de seis cilindros em linha capaz de debitar 374 CV de potência, em associação à caixa automática desportiva Steptronic de oito velocidades (consumo médio de 8,2 l/100 km e emissões de CO2 de 186 g/km). Esta variante contará com a tração integral xDrive com esquema de preferência ao eixo traseiro de forma a providenciar uma sensação de condução mais em linha com a tradição da BMW no que aos desportivos diz respeito.

Os ensaios no circuito de Nürburgring permitem precisamente afinar o sistema de tração integral com o diferencial desportivo M na transmissão traseira. Com um efeito de bloqueio totalmente variável gerado por ação de um motor elétrico, esse diferencial ajuda o Série 2 Coupé a otimizar a prestação em curva e a estabilidade.

Por outro lado, independentemente da motorização, a BMW assegura que todas as variantes do novo modelo beneficiam de uma estrutura particularmente mais resistente às forças de torsão, com um incremento de 12% na resistência torsional. As vias dianteira e traseira foram também desenhadas para incrementar a eficácia da condução, aumentando a largura dos dois eixos, reduzindo por outro lado a inclinação da carroçaria em curva. O chassis adaptativo M poderá ser equipado opcionalmente para ajustar continuamente o amortecimento consoante a condução.

A direção foi afinada para oferecer máxima precisão para condução desportiva, mas sem afetar o conforto e facilidade de utilização diária. Pode contar, mesmo, com um sistema de direção desportiva variável para maior desmultiplicação nas curvas mais fechadas. Já o desenho deste modelo, ainda difícil de escrutinar devido à camuflagem aplicada, deverá obedecer a um princípio de ‘limpeza’ com foco na aerodinâmica, tendo conseguido reduzir as forças ascendentes no eixo dianteiro em cerca de 50% comparativamente com o seu antecessor.