A Ford revelou o novo Explorer totalmente elétrico, modelo que tem por base a plataforma MEB ao abrigo de um acordo efetuado com o Grupo Volkswagen, mas com um estilo completamente diferenciado, tanto por fora, como por dentro.

Esta nova proposta elétrica combina a engenharia alemã com o estilo americano, visível nas suas proporções que remetem para um universo mais aventureiro, a exemplo do modelo com motor de combustão interna.

O Explorer é o primeiro modelo de uma nova vaga de novos veículos elétricos da Ford, delineando o percurso que aponta a uma completa reinvenção da marca Ford na Europa.

Este crossover de segmento médio conta com um total de cinco lugares, em duas filas de bancos, apelando a uma maior experiência digital e foco na conectividade, sem esquecer a versatilidade, graças aos seus cerca de 470 litros de arrumação.

Do equipamento fazem parte o ecrã tátil móvel de 15″ SYNC Move 2 e um sistema de infoentretenimento totalmente conectado com sistema áudio adaptado às características interiores, integração sem fios para aplicações e tecnologia avançada de apoio à condução.

Esse ecrã pode deslizar suavemente para cima e para baixo, adequando-se às necessidades do condutor, também ocultando um espaço de armazenamento privado, para guardar objetos de valor. Um compartimento para dois smartphones grandes está equipado com um carregador de dispositivos sem fios de série. O sistema SYNC Move permite compatibilidade sem fios com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay.

Uma consola de 17 litros, colocada entre os bancos da frente do condutor e passageiro, pode comportar um computador portátil de 15 polegadas, combinando-se com um espaço de arrumação privado e com outro disponível na bagageira, de acesso mãos-livres.

O estilo exterior futurista vê-se acompanhado por um interior moderno, com materiais e características premium, como sejam os bancos desportivos esculpidos e a barra de som mais típica em concept-cars do que em veículos familiares. Tudo isto conjugado com uma capacidade de carregamento rápido de 10 a 80 por cento da bateria em apenas 25 minutos.

Disponível em versões de tração às rodas traseiras e tração integral e em duas versões com elevada especificação – Explorer e Explorer Premium – o novo Explorer 100 por cento elétrico pode ser encomendado a partir do final do presente ano, com preços antecipados abaixo dos 45.000€.

O novo Explorer EV é o primeiro modelo elétrico da companhia a ser construído em escala no novo Centro de VE da Ford Colónia, na Alemanha.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.