M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
As celebrações de Ano Novo são um dia de muito stresse para o seu cão. Além da quebra de rotina causada pela azáfama das preparações da festa, estas são acompanhados de luzes e barulhos a que o seu animal de estimação não está habituado e que o vão deixar nervoso e irrequieto. Por isso, a Ford criou uma casota de cão isolada dos barulhos do exterior, onde o seu fiel companheiro pode passar a noite resguardado de toda a confusão.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para criar a casota de cão, a marca americana inspirou-se no isolamento usado nos seus automóveis para poupar os ocupantes do barulho do motor, e usou várias camadas de cortiça de alta densidade, do mesmo género que é utilizado em estúdios de gravação. Isto já é suficiente para eliminar a maior parte dos ruídos, mas como as noites de Ano Novo são acompanhadas de fogo-de-artifício, e um cão têm ouvidos capazes de captar sons a quatro vezes a distância de um ser humano, a Ford instalou também um sistema de som que emite uma frequência contrária à das explosões.

Para criar este aparelho adicional, que melhora a eficiência do isolamento da casota, a Ford testou a intensidade dos barulhos do fogo-de-artifício numa frequência que seria reconhecida pelos cães. Assim, conseguiu criar um ambiente seguro para o seu animal de estimação num dia difícil. Agora, onde pode comprar a casota para cão da Ford? Não pode, pois foi concebida somente como protótipo pronto a utilizar, mas a tecnologia pode ser aproveitada num produto real, caso haja interesse do público.