Uma Ranger ainda mais robusta? Foi precisamente isso que a Ford apresentou com a nova versão Raptor que dota esta pick-up de um carácter ainda mais extremo.

Começando pela aparência mais agressiva, esta Ford Ranger Raptor foi desenvolvida pela Ford Performance, contando com uma altura ao solo ampliada para os 283 mm, o que lhe permite dispor de ângulos de ataque de 32,5º, ventral de 24º e de saída também de 24º. Além disso, as suas dimensões sofreram um incremento notório, passando a medir 5398 mm de comprimento, 2180 mm de largura e 1873 mm de altura, além de vias mais largas.

Por outro lado, a nível técnico, a Ford Performance procurou soluções para fazer desta pick-up um modelo capaz de enfrentar os desafios mais extremos aproveitando a já de si bem-sucedida base.

Exemplo disso é a suspensão Fox com coilovers no eixo traseiro, jantes de 17 polegadas com pneus BF Goodrich para todos os terrenos e discos de travão à frente e atrás com 332 mm de diâmetro. Conta, ainda, com proteções inferiores e luzes de nevoeiro LED com entradas de ar incorporadas que permitem um melhor escoamento aerodinâmico da carroçaria.

Segundo membro da família Raptor, situando-se abaixo da F-150 Raptor, a nova Ranger Raptor conta com um motor 2.0 Diesel bi-turbo com 213 CV de potência e 500 Nm de binário, surgindo aliado a uma caixa automática de dez velocidades e de um sistema de tração integral. Outra novidade é a adoção de um modo de condução Baja que permite uma diferente parametrização de elementos como o acelerador, caixa e turbo, além de um diferencial de mecânico que permite maior versatilidade de utilização.

Desenvolvida maioritariamente na Austrália (e produzida n Tailândia), a Ranger Raptor deverá permanecer um modelo exclusivo para os mercados asiáticos, com Damien Ross, diretor do programa de engenharia da Ford Ranger Raptor, afirmar que a “ experiência diferenciadora da Ranger Raptor é, claramente, a forma como se pode levá-la aos limites fora da estrada face a qualquer outro veículo de produção nos nossos mercados e continuar a conduzir como um milionário na estrada”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.