A ‘prenda’ de Natal da Ford para todos os entusiastas do Mustang foi a revelação da potência da versão Dark Horse, que será o mais potente de sempre na história daquele emblemático modelo americano.

A marca americana escolheu esta quadra festiva para dar a conhecer a potência do novo Mustang Dark Horse, aquele que será o mais potente da nova geração deste desportivo, chegando agora aos 500 CV de potência. Esta será mesmo a primeira vez que um Mustang (sem ser Shelby) irá atingir a fasquia dos 500 CV, recorrendo ao motor V8 de 5.0 litros de capacidade (designado ‘Coyote’), com 567 Nm de binário máximo.

“O Mustang sempre esticou os limites. Desde o Mustang GT ao Dark Horse, este é o nosso melhor V8 5.0 litros. É uma maravilha atmosférica”, refere Ed Krenz, engenheiro-chefe do Mustang, que promete também para o Mustang com motor EcoBoost um aumento na potência para tornar cada um “ mais divertido e visceral de conduzir”.

Este motor V8 foi amplamente trabalhado pelos engenheiros da Ford com o intuito de se tornar mais competente, mas também fiável, conseguindo agora chegar às 7500 rpm como limite máximo de rotações. Entre as grandes novidades está um sistema de admissão reformulado para minimizar as perdas no sistema e melhorar um débito de ar na entrada.

O modelo de base – Mustang GT – contará com ‘apenas’ 480 CV de potência, igualmente o valor de base mais elevado de sempre num Mustang V8 de estrada com motor atmosférico.

Por seu turno, o novo motor 2.3 EcoBoost também representa uma subida substancial face ao modelo anterior com aquele motor, já que dispoe agora de 315 CV de potência e 475 Nm de binário máximo, sendo acompanhado de sistema de escape opcional com válvulas ativas para variar a sonoridade. O motor EcoBoost apresenta a nova arquitetura ‘Modular Power Cylinder’ (MPC), melhorando não só a sua resposta e performances, como também a eficiência.
Pre-production vehicles shown.

O novo modelo será colocado à venda nos EUA no início do verão de 2023, tanto em versões coupé, como descapotáveis, esperando-se por mais detalhes quanto à sua chegada ao mercado europeu.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.